Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Casatti, Lilian | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Daniela Mariana dos | - |
Autor(es): dc.creator | Mussacredi, Laura Picker Gallas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259044 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259044 | - |
Descrição: dc.description | É inevitável discutir-se sobre as mudanças climáticas na atualidade. Atrelado a este fato, escancara-se a importância de se trabalhar a ecologia nas escolas como uma ferramenta da educação ambiental. O objetivo deste projeto foi construir consciência ambiental com alunos de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Jamil Kauan, localizada no município de São José do Rio Preto/SP. Para isso, foram oportunizadas reflexões sobre como as ações antrópicas alteram o equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, afetam a vida dos alunos. As aulas foram elaboradas no contexto da modalidade Eletiva, ministradas semanalmente, e desenvolvidas por meio de conceitos teóricos e atividades práticas. A maior dificuldade encontrada pelas discentes foi o desinteresse por parte dos alunos, sendo os maiores desafios o uso de aparelhos celulares e as elevadas temperaturas na cidade, que chegaram a 40oC, ocasionando muito desconforto térmico. Contudo, mesmo com os obstáculos encontrados, foi observado um relevante aproveitamento das atividades desenvolvidas. Além disso, o Estágio Curricular Supervisionado proporcionou às discentes um recorte da vivência cotidiana na rede pública de ensino. | - |
Descrição: dc.description | It is inevitable to discuss climate change in today’s world. Linked to this fact, the importance of working with Ecology in schools as a tool for environmental education becomes evident. The aim of this project was to build environmental awareness with 1st-year high school students at the Escola Estadual Prof. Jamil Kauan, located in the municipality of São José do Rio Preto/SP. The project proposed reflections on how anthropogenic actions alter the balance of ecosystems and, consequently, affect the students' lives. The classes were designed through the elective modality, taught weekly, and developed through theoretical concepts and practical activities. The main difficulty encountered by the students was the lack of interest from the 1st graders, with the greatest challenges being the use of mobile phones and the high temperatures in the city, which reached 40ºC, causing significant thermal discomfort. However, despite the challenges faced, a significant benefit from the developed activities was observed. Additionally, the Supervised Curricular Internship provided the students with a glimpse of everyday life in the public education system. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágio curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Climate change | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biology sciences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate degree | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervised internship | - |
Título: dc.title | A ecologia em uma eletiva como forma de aprofundamento da educação ambiental no ensino médio | - |
Título: dc.title | Ecology in an elective as a way of deepening environmental education in high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: