Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Castro, Rafael Y | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva Neto, João Marcondes da | - |
Autor(es): dc.creator | Paz, João Luiz Ferreira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:36:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:36:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259043 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259043 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho busca entender as relações entre a prática e a teoria musical diante de diversos projetos e processos de ensino e aprendizagem, levando em conta todo o dinamismo do mundo contemporâneo e buscando entender toda a construção da ideia que se tem de passado. Os questionamentos que embasam o trabalho não possuem respostas necessariamente pragmáticas, porém, através do uso de recortes muito específicos, pode-se alcançar respostas satisfatórias para contextos específicos. A pergunta “O que é música?” traça uma linha histórica sobre como o material musical foi trabalhado dentro da sociedade ocidental, a pergunta “O que é percepção?” se aprofunda em respostas sobre o corpo humano quase adentrando no território da neurociência, a pergunta "O que é educação e como ela se articula com a contemporaneidade?” utiliza aporte teórico legal e filosófico para ligar os pontos anteriores e se articular com as respostas obtidas através das entrevistas. Entender as experiências prévias pode ajudar a reinterpretar o passado, alterar o presente e moldar um futuro no qual o ensino de música não seja entendido como nada menos que básico, para todes. | - |
Descrição: dc.description | This essay seeks to understand the relationships between music practice and theory in the face of various teaching and learning projects and processes, taking into account the dynamism of the contemporary world and seeking to understand the entire construction of the idea that one has of the past. The questions that underpin the paper do not necessarily have pragmatic answers, however, through the use of very specific excerpts, satisfactory answers can be reached for specific but important contexts. The question “What is music?” traces a historical line on how musical material was worked on within Western society; the question “What is perception?” delves into answers about the human body, almost entering the territory of neuroscience; the question “What is education and how does it articulate with contemporaneity?” uses legal and philosophical theoretical support to connect the previous points and articulate with the answers obtained through the interviews. Understanding previous experiences can help to reinterpret the past, change the present and shape a future in which music education is not understood as anything less than basic, for everyone. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Uma análise crítica e reflexões sobre os métodos de ensino de percepção | - |
Título: dc.title | A critical analysis and reflections on perception teaching methods | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: