Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moralles, Vagner Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Blundi, Vítor de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:05:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:05:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259036 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259036 | - |
Descrição: dc.description | O desenvolvimento científico e tecnológico deve ser mantido como um processo neutro, isto é, alheio aos anseios sociais, econômicos e/ou políticos. O processo de desenvolvimento de fármacos deve estar inserido na neutralidade, pois os protocolos na produção de medicamentos devem estar à margem dos posicionamentos da sociedade. Historicamente, esses protocolos são desenvolvidos e validados com a imposição de que a liberação de um fármaco para uso, deve seguir critérios e fases específicas, para que sua eficácia possa ser almejada e seus efeitos colaterais, minimizados. Entende-se que é crucial para o processo de ensino e aprendizagem de alunos de graduação em áreas de desenvolvimento científico como um todo, o entendimento de tais processos do desenvolvimento da pesquisa, pois, é de suma importância para o crescimento profissional e ético deles, conhecer e aplicar essas etapas no futuro. Sendo assim, pode ocorrer dentro do âmbito universitário por meio de estratégias didáticas, se adequando ao ensino superior. Assim, propõe-se como um Caso Investigativo (CI) voltado para os cursos de graduação. O enredo do caso utiliza uma temática de problemas reais com o uso de um medicamento que causa efeitos adversos aos considerados normais pelas falhas nas etapas de desenvolvimento, sendo necessário para elucidar a importância na produção de uma boa ciência e que ela possa retornar à sociedade de maneira benéfica, além de seguir as características de produção de um bom Caso, de acordo com a literatura. | - |
Descrição: dc.description | Scientific and technological development must be maintained as a neutral process, that is, unrelated to social, economic and/or political concerns. The drug development process must be neutral, as protocols in drug production must be outside society's positions. Historically, these protocols are developed and validated with the requirement that the release of a drug for use must follow specific criteria and phases, so that its effectiveness can be achieved and its side effects minimized. It is understood that it is crucial for the teaching and learning process of undergraduate students in areas of scientific development as a whole, the understanding of such research development processes, as it is of paramount importance for their professional and ethical growth, to know and apply these steps in the future. Therefore, it can occur within the university context through didactic strategies, adapting to higher education. Therefore, it is proposed as a Case Study aimed at undergraduate courses. The plot of the case uses a theme of real problems with the use of a medicine that causes adverse effects to those considered normal due to failures in the development stages, being necessary to elucidate the importance of producing good science and that it can return to the society of beneficial way, in addition to following the production characteristics of a good Case, according to the literature. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química inorgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fármacos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Compostos de coordenação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicações científicas | - |
Título: dc.title | O remédio me deixou doente!: um caso investigativo sobre os processos envolvidos no desenvolvimento de fármacos | - |
Título: dc.title | The medicine made me sick!: an investigative case on the processes involved in drug development | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: