
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Correr, Rinaldo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Picolo, Giovanna Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Izidoro, Kamile de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259013 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259013 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo compreender os usos de livros de Literatura Infantil, no contexto de possíveis abordagens para promover a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar, partindo da condição de personagens literários identificados nas obras selecionadas. As obras escolhidas foram do acervo complementar de alfabetização e letramento nas diferentes áreas do conhecimento disponibilizado às escolas públicas no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no ano de 2012. Os títulos são para o trabalho com a alfabetização dos alunos do 1o aos 3o anos do Ensino Fundamental. A abordagem dada à pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo revisão bibliográfica. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, a investigação busca apontar o que os livros dispõem de uma perspectiva inclusiva, que respeita as diferenças e valoriza as potencialidades das pessoas com deficiência. Os resultados apontam para o fato de que as obras de Literatura Infantil analisadas podem adotar uma importante funcionalidade no que tange à construção de valores inclusivos no âmbito da Educação, a partir da concepção de outros sentidos às circunstâncias preconceituosas, partindo das próprias experiências relacionadas à valorização das particularidades. | - |
| Descrição: dc.description | The present work aims to understand the uses of Children's Literature books, in the context of possible approaches to promote the inclusion of people with disabilities in the school environment, based on the condition of literary characters identified in the selected works. The works chosen were from the complementary collection of literacy in the different areas of knowledge made available to public schools in the context of the National Pact for Literacy at the Right in 2012. The titles are for work with literacy for students from 1st to 3rd grade years of Elementary School. The approach given to the research is qualitative in nature and of the bibliographic review type. Based on the Content Analysis methodology, the investigation seeks to point out what books have from an inclusive perspective, which respects differences and values the potential of people with disabilities. The results point to the fact that the Children's Literature works analyzed can adopt an important functionality with regard to the construction of inclusive values within the scope of Education, based on the conception of other meanings to prejudiced circumstances, based on their own experiences related to valorization of the particularities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deficiency | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
| Título: dc.title | Os usos da literatura infantil como instrumento de inclusão na educação: uma revisão sistemática da literatura na área da educação | - |
| Título: dc.title | The uses of children's literature as an instrument of inclusion in education: a systematic review of literature in the area of education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: