Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Maria Valéria | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Maciel, Emerson de Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:51:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:51:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/259011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/259011 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho de mestrado tem como objetivo investigar o uso da ferramenta "espiral" como instrumento lúdico para a compreensão do universo do aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas do estado de São Paulo. Partindo da constatação do distanciamento entre os sujeitos presentes no ambiente escolar – alunos, professores, diretores e funcionários – e sua relação conflituosa, o estudo busca oferecer uma alternativa para auxiliar o processo educacional. A "espiral" consiste em um conjunto de perguntas elaboradas de forma lúdica que possibilita a coleta de informações sobre as vivências, perspectivas e conhecimentos reais dos alunos em relação a determinados temas ou conteúdo. Por intermédio dessa abordagem, almejase construir um novo processo de ensino e aprendizagem, no qual seja possível atribuir significado e sentido à construção do conhecimento, aproximando-o das experiências e indagações dos estudantes. O estudo visa, ainda, fornecer subsídios para o planejamento de atividades educacionais que considerem a realidade social dos alunos, promovendo a compreensão desse público sobre si mesmos e a construção de relações significativas com o conhecimento. A intenção é promover uma educação mais contextualizada e alinhada às suas necessidades e interesses. Dessa forma, a importância deste trabalho reside na compreensão mais profunda do processo de formação do aluno como sujeito no ambiente escolar e na identificação dos impactos recíprocos entre o aluno e a escola nesse processo. A utilização da "espiral" como ferramenta de pesquisa e a intervenção educacional, sobretudo, nas aulas de Sociologia, podem trazer contribuições valiosas para a melhoria da qualidade da educação pública no estado de São Paulo, bem como para o fortalecimento das relações interpessoais e do ambiente escolar como um todo, haja vista que auxilia, em especial, o professor, mediante também a vivência a tecer e validar suas reflexões sobre o ser professor. | - |
Descrição: dc.description | This master's thesis aims to investigate the use of the "spiral" tool as an engaging instrument to understand students' realities and its impact on the teaching and learning process in public schools in the state of São Paulo. Starting from the recognition of the gap between the individuals present in the school environment—students, teachers, principals, and staff—and their conflicting relationships, the study seeks to offer an alternative to support the educational process. The "spiral" consists of a set of playful designed questions that enable the collection of information about students' experiences, perspectives, and actual knowledge regarding specific topics or content. Through this approach, the goal is to build a new teaching and learning process where it becomes possible to attribute meaning and relevance to the construction of knowledge, aligning it with the experiences and inquiries of students. The study also aims to provide resources for planning educational activities that consider the social realities of the students, fostering their understanding of themselves and facilitating the creation of meaningful relationships with knowledge. The intention is to promote a more contextualized education that aligns with students' needs and interests. Thus, the importance of this work lies in a deeper understanding of the student's formation process as an individual within the school environment and in identifying the reciprocal impacts between students and schools in this process. The use of the "spiral" as a research tool and educational intervention, especially in Sociology classes, may offer valuable contributions to improving the quality of public education in the state of São Paulo, as well as strengthening interpersonal relationships and the school environment as a whole. This approach particularly assists teachers, allowing them to reflect on and validate their experiences as educators. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espiral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensinar e aprender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spiral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning | - |
Título: dc.title | O ensinar e aprender sociologia: uma proposta didática a partir da espiral | - |
Título: dc.title | Enseñar y aprender sociología: una propuesta didáctica a partir de la espiral | - |
Título: dc.title | Teaching and learning sociology: a didactic proposal based on the spiral | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: