
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Franco, Douglas Faza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Assis, Douglas Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.creator | Morais, Cícero Luiz Melhiado de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:54:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:54:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258999 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258999 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho discute a importância da divulgação científica para o ensino e popularização da ciência em ambientes não formais, como museus e centros de ciências. A divulgação científica nesse contexto permite transformar conceitos técnicos em conhecimentos acessíveis, aproximando o público não especializado, democratizando o acesso ao saber científico de forma aplicada, com foco na exposição itinerante “Fóton Unesp: fotônica para toda a comunidade” realizada no Centro de Ciências de Araraquara (CCA). Com uma montagem de uma cena de um crime para investigação forense com uma MOF de Európio (Eu-MOF), que apresenta propriedades luminescentes, o que proporcionou aos visitantes uma experiência visual e prática sobre os fenômenos de luminescência e suas aplicações na química forense. Utilizando a pesquisa qualitativa alinhada com a observação participante realizou-se uma análise da atividade promovida, bem como suas contribuições, que democratizam o acesso ao conhecimento científico, e desenvolvimento de sociedade mais informada e crítica devido à parceria da universidade com a comunidade. Concluindo-se que a divulgação científica, por meio das atividades educativas de fotônica, se configura como uma ferramenta fundamental para a inclusão e promoção da ciência aplicada, reforçando seu papel na construção coletiva de conhecimento e na transformação social. | - |
| Descrição: dc.description | This work discusses the importance of scientific dissemination for teaching and popularizing science in non-formal environments, such as museums and science centers. Scientific dissemination in this context makes it possible to transform technical concepts into accessible knowledge, bringing the non-specialized public closer together, democratizing access to scientific knowledge in an applied way, with a focus on the traveling exhibition “Photon Unesp: photonics for the entire community” held at the Araraquara Science Center (CCA). With a montage of a crime scene for forensic investigation with a Europium MOF (Eu-MOF), which has luminescent properties, which provided visitors with a visual and practical experience on luminescence phenomena and their applications in forensic chemistry. Using qualitative research aligned with participant observation, an analysis of the promoted activity was carried out, as well as its contributions, which democratize access to scientific knowledge, and the development of a more informed and critical society due to the university's partnership with the community. In conclusion, scientific dissemination, through photonics educational activities, is a fundamental tool for the inclusion and promotion of applied science, reinforcing its role in the collective construction of knowledge and social transformation. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Luminescência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Polímeros de coordenação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
| Título: dc.title | Atividades educativas museais como ferramentas de divulgação científica no ensino de química: uma experiência de fotônica no Centro de Ciências de Araraquara | - |
| Título: dc.title | Museum educational activities as scientific dissemination tools in chemistry teaching: a photonics experience at the Araraquara Science Center | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: