Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Denise Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Artioli Neto, Flávio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:22:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:22:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258986 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258986 | - |
Descrição: dc.description | Os Jogos Eletrônicos estão presentes como conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física, indicado pela BNCC, em diversos currículos escolares, como o currículo estadual de São Paulo. A temática é extremamente atual e figura no contexto de grande parte dos estudantes. Porém, por se tratar de um conteúdo recente, muitos professores ainda se sentem pouco confortáveis de trabalhá-lo em suas aulas. O presente trabalho visou identificar e compreender os processos educativos decorrentes de uma intervenção com a temática jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física no ensino fundamental. Foi realizada pesquisa com revisão sistemática da literatura a respeito dos Jogos Eletrônicos nas aulas de Educação Física escolar. Foi utilizada a abordagem qualitativa e a pesquisa–ação como tipo de pesquisa associada. Através de uma intervenção de quatro semanas (oito aulas) em uma turma do 6º ano do ensino fundamental em escola estadual, foi aplicada uma proposta de ensino com o conteúdo dos Jogos Eletrônicos, trazendo também temáticas relacionadas, como a questão do real e virtual. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o de registros em notas de campo e questionários com educandos/as da referida turma. Já para a análise, foi utilizada a análise por categorias. Os resultados revelaram que o conteúdo incentivou a participação ativa dos estudantes, motivando-os a criar e reinventar os jogos nas atividades propostas. Também, permitiu observar o sucesso em uma abordagem inicial do tema real e virtual com os estudantes através do conteúdo dos Jogos Eletrônicos. | - |
Descrição: dc.description | Electronic Games figures as content to be developed in Physical Education classes, recommended by BNCC, in various school curricula, such as the São Paulo state curriculum. The theme is extremely present and appears in the culture of most students. However, because it is a recent content, many teachers still feel uncomfortable working on it in their classes. The present work aimed to identify and understand the educational processes resulting from an intervention with the theme of electronic games in Physical Education classes in elementary school. Research was carried out with a systematic review of the literature regarding Electronic Games in Physical Education classes. The qualitative approach and action research were used as a type of associated research. Through a four-week intervention (eight classes) in a 6th year elementary school class at a state school, a teaching proposal was applied with the content of Electronic Games, also bringing related themes, such as the issue of real e virtual. The data collection instrument used was records in field notes and questionnaires with students from that class. For the analysis, category analysis was used. The results revealed that the content encouraged the active participation of students, motivating them to create and reinvent games in the proposed activities. It also allowed us to observe the success in an initial approach to the real e virtual theme with students through the content of Electronic Games. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Eletrônicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electronic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | School | - |
Título: dc.title | Jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: processos educativos no Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Electronic games in School Physical Education: Educational processes in Elementary School | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: