A categoria totalidade na educação ambiental: uma revisão sistemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Carolina Borghi-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorColturato, Andriel Rodrigo-
Autor(es): dc.creatorMendes, Caio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:15:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:15:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258908-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258908-
Descrição: dc.descriptionEste estudo investiga as concepções da categoria totalidade adotadas nas produções científicas sobre Educação Ambiental (EA) realizando uma revisão bibliográfica sistemática. A pesquisa é motivada pela necessidade de se compreender como a categoria totalidade, fundamentada no Materialismo Histórico-Dialético, contribui para formação ambiental crítica, em contraste com práticas que apresentam uma visão ainda fragmentada e conservadora. O principal objetivo é identificar as concepções associadas à categoria totalidade nas produções científicas de EA, analisando sua utilização e implicações teórico-metodológicas para os processos educativos. Para alcançar esse objetivo, mapeou-se as produções que abordam a totalidade, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, em seguida, foi realizada uma análise que visava apreender o entendimento da totalidade nessas produções com base no Materialismo Histórico-Dialético, utilizando referências de autores como Dermeval Saviani e Karel Kosik. A coleta de dados ocorreu na base de dados Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os descritores “Educação Ambiental” e “totalidade”, tendo sido obtidos 10 artigos. Foram identificados trabalhos teóricos e empíricos e, posteriormente, organizados em dois tópicos: 1) entendimento sobre a totalidade na EA; e 2) implicações da categoria no processo educativo ambiental. Os resultados indicaram que a categoria totalidade é frequentemente utilizada como forma de promover a superação de visões fragmentadas e desarticuladas da EA, no entanto, essas produções não estabelecem uma fundamentação aprofundada para a contribuição de uma educação ambiental comprometida com a emancipação humana, social, política e ambiental.-
Descrição: dc.descriptionThis study investigates the conceptions of the totality category adopted in scientific productions on Environmental Education (EE) by carrying out a systematic bibliographic review. The research is motivated by the need to understand how the category of totality, based on Historical-Dialectical Materialism, contributes to critical environmental formation, in contrast to practices that present a still fragmented and conservative vision. The main objective is to identify the concepts associated with the category totality in scientific productions on EE, analyzing its use and theoretical-methodological implications for educational processes.To achieve this objective, the productions that address totality were mapped, through a systematic bibliographic review, then an analysis was carried out that aimed to capture the understanding of totality in these productions based on Historical-Dialectical Materialism, using references from authors such as Dermeval Saviani and Karel Kosik. Data collection took place in the CAPES Periodicals Portal database, using the descriptors “Environmental Education” and “totality”, with 10 articles being obtained. Theoretical and empirical works were identified and subsequently organized into two topics: 1) characterization and understanding of the totality in EE; and 2) implications of the category in the environmental educational process. The results indicated that the category of totality is frequently used as a way to promote overcoming fragmented and disjointed views of EE; however, these productions do not establish an in-depth foundation for the contribution of environmental education committed to human, social, political and environmental emancipation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTodo e partes (Filosofia)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectMaterialismo dialético-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento-
Título: dc.titleA categoria totalidade na educação ambiental: uma revisão sistemática-
Título: dc.titleThe totality category in environmental education: a systematic review-
Título: dc.titleLa categoría de totalidad en la educación ambiental: una revisión sistemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.