Harmonizando comunidades: avaliação musical na recriação do Coral UNESP-IA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMattos, Wladimir Farto Contesini de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorMoura, Paulo Celso-
Autor(es): dc.creatorSobral, Inaiara dos Santos-
Autor(es): dc.creatorBispo, Lucas Gabriel de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:34:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:34:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258887-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258887-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investigou, sob o formato de um relato de caso, o desenvolvimento musical dos coralistas de um coro recriado recentemente, o Coral da UNESP-IA, que faz parte do projeto de ação cultural de mesmo nome vinculado à Coordenadoria de Ação Cultural da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da universidade. Para isso, nos baseamos em uma bibliografia rica em discussão sobre o canto coral do ponto de vista pedagógico, como Rita Amato, Keith Swanwick e Carlos D’Uva. Com a utilização de questionários sistematizados e executados ao longo dos sete meses de projeto foi possível verificar em detalhes que a autopercepção dos coralistas e a afinação do grupo se desenvolveram de maneira satisfatória. Também foi possível perceber que a escolha de repertório e o ensino da técnica vocal são fatores fundamentais para que isso aconteça.-
Descrição: dc.descriptionThis work investigated, in the format of a case study, the musical development of the singers in a recently recreated choir, the UNESP-IA Choir, which is part of a cultural action project of the same name linked to the Cultural Action Coordination of the university's administration. To this end, we relied on a rich bibliography discussing choral singing from a pedagogical perspective, including works by Rita Amato, Keith Swanwick, and Carlos D’Uva. Through the use of systematic questionnaires administered over the eight months of the project, it was possible to detail that the singers' self-perception and the group's tuning developed satisfactorily. It was also noted that the choice of repertoire and the teaching of vocal technique are fundamental factors for this development.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCanto coral-
Palavras-chave: dc.subjectRegência de coros-
Palavras-chave: dc.subjectCanto - Instrução e estudo-
Título: dc.titleHarmonizando comunidades: avaliação musical na recriação do Coral UNESP-IA-
Título: dc.titleHarmonizing Communities: musical assessment in the recreation of the "Coral UNESP-IA"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.