Educação decolonial para projetos de conservação ambiental: uma revisão bibliográfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Paulo César-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCastro, Carolina Virgínia de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:48:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:48:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258886-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258886-
Descrição: dc.descriptionPequenos peixes, grandes onças-pintadas, queixadas, macacos, preguiças e tamanduás. Estes e tantos outros animais possuem diversas interpretações por diferentes povos, brancos e não-brancos. A educação ambiental é uma ferramenta transdisciplinar que pode ser aplicada nos mais diversos ambientes, por pessoas de áreas distintas do conhecimento, buscando um bem comum. O biólogo bacharel também pode, também, atuar nestes ambientes, como lhe assegura a Resolução número 227/2010 de 18 de agosto de 2010. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura decolonial e, embasada nela, propor um projeto de conservação ministrado por cientistas, pedagogos, antropólogos e pessoas indígenas, que capacite científica e historicamente prestadores de serviços em zoológicos, buscando conscientizar e informar a respeito dos povos originários e suas relações com a fauna mantida sob cuidados humanos, trazendo à luz algumas das visões originárias de mãos dadas aos estudos científicos, em busca de um bem comum: para o não indígena: adiar o “fim do mundo”, para o povo Yanomami: “evitar a queda do céu”.-
Descrição: dc.descriptionSmall fish, large jaguars, peccaries, monkeys, sloths, and anteaters. These and many other animals have different interpretations among various peoples, both white and non-white. Environmental education is a transdisciplinary tool that can be applied in diverse environments by people from various fields of knowledge, aiming for a common good. The bachelor’s degree biologist can also work in these environments, as guaranteed by Resolution No. 227/2010 of August 18, 2010. The objective of this work is to conduct a literature review on decolonial thought and based on it, propose a conservation project led by scientists, educators, anthropologists, and Indigenous peoples. This project would scientifically and historically train service providers in zoos, aiming to raise awareness and provide information about Indigenous peoples and their relationships with the fauna kept under human care. The goal is to bring to light some of the Indigenous perspectives alongside scientific studies, in search of a common good: for non-Indigenous peoples, to delay the "end of the world"; for the Yanomami people, to "avoid the fall of the sky."-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectConservação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia decolonial-
Palavras-chave: dc.subjectZoológico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação indígena-
Palavras-chave: dc.subjectConservation-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonial pedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectZoo-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous population-
Título: dc.titleEducação decolonial para projetos de conservação ambiental: uma revisão bibliográfica-
Título: dc.titleDecolonial education for environmental conservation projects: a literature review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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