Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Domingos , Cláudia Regina Bonini | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Ana Julia Chaves | - |
Autor(es): dc.creator | Amadeu, Amanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:05:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:05:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258868 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258868 | - |
Descrição: dc.description | A evolução tornou-se um conceito fundamental na compreensão das ciências da vida, enfatizando a mutabilidade dos seres vivos e tornando-se importante na construção da aprendizagem dos alunos. Diante disso, foi desenvolvido um projeto de Estágio Curricular Supervisionado com o objetivo principal de utilizar aulas práticas e uma plataforma pedagógica a fim de facilitar o aprendizado e desenvolver o pensamento lógico e crítico sobre o processo de adaptação e mudança dos seres vivos. Durante o ano foi feito o período de observação e de regência, nos quais as estagiárias puderam manter contato com o ambiente escolar e desenvolver diversas atividades ligadas à temática da evolução dos seres vivos. Os dados obtidos por meio do formulário e da plataforma Kahoot revelaram um certo desinteresse por parte dos alunos e um comprometimento aquém do necessário para a plena aprendizagem dos conteúdos e conhecimentos oferecidos. Porém, acredita-se que apesar das dificuldades encontradas, os alunos obtiveram melhor assimilação e participação nas aulas quando estas ofereciam diferentes metodologias. | - |
Descrição: dc.description | Evolution has become a fundamental concept in the understanding of life sciences, emphasizing the mutability of living beings and becoming important in the construction of student learning. In view of this, a Supervised Curricular Internship project was developed with the main objective of using practical classes and a pedagogical platform in order to facilitate learning and develop logical and critical thinking about the process of adaptation and change of living beings. During the year, the interns were observed and taught, during which they were able to maintain contact with the school environment and develop various activities related to the theme of the evolution of living beings. The data obtained through the form and the Kahoot platform revealed a certain lack of interest on the part of the students and a commitment below what was necessary for the full learning of the content and knowledge offered. However, it is believed that despite the difficulties encountered, the students obtained better assimilation and participation in the classes when they offered different methodologies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia evolutiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolutionary biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Biologia evolutiva no ensino de ciências: uma sequência didática com integração de atividades pedagógicas | - |
Título: dc.title | Evolutionary biology in science teaching: a didactic sequence with integration of pedagogical activities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: