
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Fossaluza, André Santachiara | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Canal, Beatriz Pátaro | - |
| Autor(es): dc.creator | Maia, Ellen Miguel Bea Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Bravo, Isabella Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Leite, Larissa Pereira de Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Estanislau, Laura Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258860 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258860 | - |
| Descrição: dc.description | A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades, permitindo que as pessoas adquiram uma visão crítica da realidade e contribuam para a solução de problemas complexos. Neste cenário, a educação ambiental (EA) visa conscientizar as pessoas quanto às relações historicamente desenvolvidas entre o ser humano e o ambiente, por meio da construção de conhecimentos, valores e atitudes visando à construção de realidades mais justas socialmente e ecologicamente mais equilibradas. A EA pode acontecer em espaços não formais, para além da escola, possibilitando práticas enriquecedoras no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho objetiva realizar uma revisão sistemática de artigos científicos publicados entre 2012 e 2024 sobre EA em espaços não formais no estado de São Paulo. Dentre os 232 artigos encontrados, sete atenderam os critérios de inclusão definidos previamente, os quais foram analisados, por meio da Análise de Conteúdo, quanto a sua macrotendência político-pedagógica de EA predominante. Desses, cinco artigos possuem uma abordagem predominantemente Conservacionista, enquanto dois artigos possuem alinhamento à macrotendência Crítica de EA. Dois artigos possuem contradições evidentes na sua práxis pedagógica. Este estudo, além de identificar a escassez de artigos que versem sobre a EA em espaços não formais, indicou uma predominância da macrotendência Conservacionista nas ações em educação ambiental realizadas em São Paulo. | - |
| Descrição: dc.description | Education is one of the fundamental pillars for the development of societies, enabling people to acquire a critical perspective on reality and contribute to solving complex problems. In this context, environmental education (EE) aims to raise awareness about the historically developed relationships between humans and the environment through the construction of knowledge, values, and attitudes, striving for the creation of socially fairer and more ecologically balanced realities. EE can occur in non-formal spaces, beyond the school environment, enabling enriching practices in the teaching-learning process. In this context, this study aims to conduct a systematic review of scientific articles published between 2012 and 2024 on EE in non-formal spaces in the state of São Paulo. Among the 232 articles found, seven met the predefined inclusion criteria and had their content analysed regarding their predominant political-pedagogical macrotrend in EE. Of these, five articles predominantly follow a Conservationist approach, while two align with the Critical macrotrend in EE. Additionally, two articles exhibit evident contradictions in their pedagogical praxis. This study, in addition to identifying the scarcity of articles that deal with EE in non-formal spaces, indicated a predominance of the Conservationist macro-trend in environmental education actions carried out in São Paulo. | - |
| Descrição: dc.description | La educación es uno de los pilares fundamentales para el desarrollo de las sociedades, ya que permite que las personas adquieran una visión crítica de la realidad y contribuyan a la solución de problemas complejos. En este contexto, la educación ambiental (EA) tiene como objetivo concienciar a las personas sobre las relaciones históricamente desarrolladas entre los seres humanos y el medio ambiente, mediante la construcción de conocimientos, valores y actitudes que promuevan la creación de realidades más justas socialmente y más equilibradas ecológicamente. La EA puede llevarse a cabo en espacios no formales, más allá del entorno escolar, posibilitando prácticas enriquecedoras en el proceso de enseñanza-aprendizaje. En este contexto, este trabajo tiene como objetivo realizar una revisión sistemática de artículos científicos publicados entre 2012 y 2024 sobre EA en espacios no formales en el estado de São Paulo. De los 232 artículos encontrados, siete cumplieron con los criterios previamente definidos, los cuales tuvieron sus contenidos analizados en función de su macrotendencia político-pedagógica predominante en EA. De estos, cinco artículos presentan un enfoque predominantemente conservacionista, mientras que dos se alinean con la macrotendencia crítica de EA. Además, dos artículos presentan contradicciones evidentes en su praxis pedagógica. Este estudio, además de identificar la escasez de artículos que tratan sobre la educación ambiental en espacios no formales, indicó una predominancia de la macrotendencia conservacionista en las acciones de educación ambiental realizadas en São Paulo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço não-formal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Macrotendências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | São Paulo | - |
| Título: dc.title | Educação ambiental em espaços não formais para estudantes da educação básica: revisão sistemática de ações desenvolvidas no estado de São Paulo entre 2012 E 2024 | - |
| Título: dc.title | Environmental education in non-formal spaces for basic education students: a systematic review of actions developed in the state of São Paulo between 2012 and 2024 | - |
| Título: dc.title | Educación ambiental en espacios no formales para estudiantes de la educación básica: revisión sistemática de acciones desarrolladas en el estado de São Paulo entre 2012 y 2024 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: