Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Eugenio Maria de França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Geovanna da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:06:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:06:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258852 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258852 | - |
Descrição: dc.description | Sabe-se que o ensino de Física na Educação Básica possui um modelo fixo pouco moldável e que se dá muito mais pela memorização de fórmulas ao invés do real aprendizado dos tópicos na prática. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar o ensino de Física no estado de São Paulo feito a partir da aplicação do já existente Currículo Paulista (São Paulo,2020), com foco na possibilidade de kits de baixo custo para experimentos durante as aulas em escolas que não possuem laboratórios de Física. Para isso, será utilizada análise documental para identificar nas propostas curriculares atuais as características de atividades experimentais voltadas para o ensino de Física, examinar tópicos da disciplina que possam compor uma sequência didática utilizando os kits experimentais e explorar práticas já existentes que contribuam para o ensino. Os recursos didáticos são ferramentas auxiliadoras no processo de ensino, ao analisar o currículo paulista (São Paulo,2020) foi possível observar alguns recursos didáticos presentes na parte do ensino de física, esses recursos foram: experimentação, o uso de livros didáticos e a presença de programas simuladores, mas ao analisar o currículo foi observado que alguns recursos didáticos não foram incluídos como: jogos didáticos e filmes, essas ferramentas que podem auxiliar os professores dentro da sala de aula e podem ajudar a deixar as aulas mais dinâmicas e participativas. A partir das informações analisadas nos materiais didáticos fornecidos pelo estado e nos livros bases para a realização desse trabalho faz-se a análise da viabilidade dos kits com materiais comuns e de baixo custo e implantação desse material para o ensino, levando em conta aspectos como preço dos kits e rendimento dos estudantes para entender de que forma a aplicação dessas novas técnicas interfere no interesse dos estudantes em aprender a disciplina de Física. Os kits foram elaborados com dez experimentos usando como base o conteúdo fornecido pelo currículo paulista (São Paulo,2020), a sequência de experimentos seguem a ordem dos conteúdos presentes no caderno do estudante, no total foram utilizados cinco cadernos (um caderno da primeira série e quatro cadernos da segunda série), abrangendo as seguintes áreas da física: Mecânica: pêndulo simples, medindo a velocidade; Óptica: lente convexa, disco de Newton, câmera escura; Termodinâmica: máquina térmica de Heron; Eletromagnetismo: eletroímã, campo magnético (limalha de ferro); Mecânica dos fluidos: pressão hidrostática; Termodinâmica e óptica: efeitos da radiação solar em diferentes superfícies. | - |
Descrição: dc.description | It is known that the teaching of Physics in Basic Education follows a fixed model that is not easily adaptable and is much more focused on the memorization of formulas rather than the actual practical learning of the topics. Therefore, the main objective of this work is to analyze Physics teaching in the state of São Paulo based on the application of the already existing Paulista Curriculum, with an emphasis on the possibility of low-cost kits for experiments during classes in schools that do not have Physics laboratories. To achieve this, documentary analysis will be used to identify the characteristics of experimental activities aimed at teaching Physics in the current curricular proposals, examine topics from the subject that could form a teaching sequence using experimental kits, and explore existing practices that contribute to teaching. Didactic resources are tools that aid the teaching process. By analyzing the Paulista curriculum, it was possible to observe some didactic resources present in the Physics teaching section. These resources were: experimentation, the use of textbooks, and the presence of simulation programs. However, when analyzing the curriculum, it was noted that some didactic resources were not included, such as educational games and films—tools that can assist teachers in the classroom and help make the lessons more dynamic and participatory. Based on the information analyzed from the teaching materials provided by the state and the reference books used for this work, an analysis of the feasibility of low-cost kits made from common materials and their implementation in teaching is made, considering aspects such as the price of the kits and student performance in order to understand how the application of these new techniques influences students’ interest in learning the subject of Physics. The kits were developed with ten experiments based on the content provided by the Paulista Curriculum. The sequence of experiments follows the order of the content present in the student’s notebook, with a total of five notebooks used (one from the first year and four from the second year), covering the following areas of Physics: Mechanics: simple pendulum, measuring speed; Optics: convex lens, Newton’s disk, camera obscura; Thermodynamics: Heron’s steam engine; Electromagnetism: electromagnet, magnetic field (iron filings); Fluid Mechanics: hydrostatic pressure; Thermodynamics and Optics: effects of solar radiation on different surfaces. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Kits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Low-cost kit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experiments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Título: dc.title | Kits de baixo custo para o ensino de Física e o currículo do estado de São Paulo | - |
Título: dc.title | Low-cost kits for Physics education and the curriculum of the state of São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: