Dificuldade de aprendizagem na escrita: o que revelam os estudos sobre o tema?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOsti, Andreia-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorCarolino, Aline Gasparini Zacharias-
Autor(es): dc.creatorCabral, Chiara Cassemiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:54:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:54:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258836-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258836-
Descrição: dc.descriptionO pleno domínio das habilidades de leitura e escrita é fundamental para a participação efetiva na sociedade. No entanto, é notável o aumento do número de estudantes matriculados em escolas regulares que enfrentam desafios na alfabetização, ou mesmo aqueles que, embora alfabetizados apresentam dificuldades na sua produção escrita. Diante desse cenário, o presente trabalho, teve como objetivo geral mapear as dificuldades na aprendizagem da escrita de crianças em processo de alfabetização, a partir da literatura produzida sobre a temática na área da educação e como objetivos específicos, buscou-se identificar as principais perspectivas e abordagens a respeito das dificuldades na aprendizagem da escrita; compreender as principais dificuldades enfrentadas no processo de aprendizagem da mesma; e descrever as estratégias comumente sugeridas para superar os desafios encontrados diante do processo de ensino-aprendizagem da escrita para auxiliar os docentes. Para tanto, pautou-se em uma abordagem qualitativa com revisão bibliográfica, no período dos últimos dez anos, de 2013 a 2023. Pode-se identificar através da pesquisa realizada que existe uma lacuna significativa em estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da escrita, apesar de sua relevância. Por conseguinte, os trabalhos analisados destacaram as percepções de professores e alunos sobre as dificuldades pedagógicas integradas à realidade social e política, além de compreender o ensino como uma responsabilidade compartilhada que valorize as singularidades dos discentes. A escrita foi reafirmada como essencial para o desenvolvimento humano sendo crucial para a expressão, diálogo e participação social, apontando para a importância de um ensino de qualidade, equitativo e alinhados às necessidades dos alunos, com apoio da família e da escola. Desse modo, pretendeu-se com esse trabalho promover reflexões que contribuam com o auxílio no desenvolvimento dos estudantes em processo de alfabetização, bem como o aprimoramento do ensino inicial da escrita, tendo um olhar para o contexto histórico da escrita e sua apropriação.-
Descrição: dc.descriptionFull mastery of reading and writing skills is essential for effective participation in society. However, there is a notable increase in the number of students enrolled in regular schools who face challenges in literacy, or even those who, although literate, have difficulties in their written production. Given this scenario, the general aim of this study was to map the difficulties faced by children in the process of learning to write, based on the literature produced on the subject in the field of education. The specific aims were to identify the main perspectives and approaches to difficulties in learning to write; to understand the main difficulties faced in the process of learning to write; and to describe the strategies commonly suggested to help teachers overcome the challenges faced in the process of teaching and learning to write. To this end, it was based on a qualitative approach with a bibliographical review of the last ten years, from 2013 to 2023. The research found that there is a significant gap in studies on difficulties in learning to write, despite their relevance. Consequently, the studies analyzed highlighted the perceptions of teachers and students about pedagogical difficulties integrated with the social and political reality, as well as understanding teaching as a shared responsibility that values the singularities of students. Writing was reaffirmed as essential for human development and crucial for expression, dialog and social participation, pointing to the importance of quality teaching that is equitable and aligned with students' needs, with support from the family and the school. The aim of this work was to promote reflections that would help develop students in the literacy process, as well as improving the initial teaching of writing, looking at the historical context of writing and its appropriation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLearning difficulty-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Palavras-chave: dc.subjectSchool performance-
Título: dc.titleDificuldade de aprendizagem na escrita: o que revelam os estudos sobre o tema?-
Título: dc.titleLearning difficulties in writing: what do studies on the topic reveal?-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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