
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Coutinho, Rejane Galvão | - |
| Autor(es): dc.creator | Castelli, Henry Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:58:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:58:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258834 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258834 | - |
| Descrição: dc.description | À luz de experiências e vivências na área da mediação cultural, esta pesquisa propõe uma reflexão sobre a violência e sua relação com a mediação, especialmente nas atividades educativas desenvolvidas em museus e instituições culturais. A mediação cultural, enquanto prática essencial na aproximação do público com o a arte, desempenha um papel crucial na construção de experiências educativas nesses espaços. Contudo, é preciso reconhecer que, em alguns contextos, essa interação pode ser permeada ou até mesmo comprometida por formas de violência, sejam elas de natureza físicas e/ou simbólicas. Portanto, torna-se necessário examinar como essas manifestações estão presentes no cotidiano das ações desenvolvidas no âmbito da mediação cultural, podendo impactar diretamente a experiência dos visitantes, em especial das crianças, que por muitas vezes não terem seus direitos assegurados de maneira plena, muitas vezes são mais suscetíveis às violências nesses espaços. Esta investigação visa transcender a observação e análise distante, engajando-se ativamente na reflexão sobre a própria prática do /educador/mediador, no intuito de promover uma educação mais amorosa e livre de violências (sempre que for possível). | - |
| Descrição: dc.description | In light of experiences and practices in the field of cultural mediation, this research proposes a reflection on violence and its relationship with mediation, especially in the educational activities developed in museums and cultural institutions. Cultural mediation, as an essential practice in bringing the public closer to art, plays a crucial role in the construction of educational experiences in these spaces. However, it is necessary to recognize that, in some contexts, this interaction can be permeated or even compromised by forms of violence, whether physical and/or symbolic in nature. Therefore, it is essential to examine how these manifestations are present in the daily actions developed within the scope of cultural mediation, potentially directly impacting the experience of visitors, especially children, who, often not having their rights fully assured, are more susceptible to violence in these spaces. This investigation aims to go beyond distant observation and analysis, actively engaging in a reflection on the educator/mediator’s own practice, with the goal of promoting a more loving and violence-free education (whenever possible). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação cultural | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituições e sociedades culturais | - |
| Título: dc.title | O amor como prática educativa em instituições culturais: uma possibilidade para escapar da violência (sempre que for possível) | - |
| Título: dc.title | Love as an educational practice in cultural institutions: a possibility to escape violence (whenever possible) | - |
| Título: dc.title | El amor como práctica educativa en las instituciones culturales: una posibilidad para escapar de la violencia (cuando sea posible) | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: