Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gnecco, José Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Carla Manuela Crispim | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Patrícia Carneiro de Brito | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:16:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:16:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258822 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258822 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo avaliar o Painel de Saldo de Repasses do Fundo Nacional de Saúde (FNS) como uma ferramenta de gestão financeira para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, bem como demonstrar como essas informações podem ser aplicadas na formulação de políticas públicas de saúde. A pesquisa utiliza uma abordagem metodológica mista, combinando revisão bibliográfica e análise quantitativa de dados relativos ao ano de 2022 para identificar padrões e tendências nos repasses. Esse estudo visa preencher uma lacuna na literatura científica sobre a aplicação do Painel de Saldo de Repasses para a gestão financeira do SUS, contribuindo para o fortalecimento do controle social, o aumento da transparência na administração dos recursos públicos e a melhoria das políticas públicas de saúde no país. A melhoria da gestão financeira do SUS e o desenvolvimento de políticas públicas de saúde mais eficazes, por meio da transparência de dados e eficiência na gestão pública, são essenciais para o aprimoramento do sistema de saúde no Brasil. Dessa forma, a pesquisa busca fornecer subsídios para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população brasileira. Esta dissertação pretende contribuir para a literatura científica, oferecendo uma base consistente e relevante para gestores públicos, pesquisadores e a sociedade em geral, para a análise e tomada de decisões na formulação de políticas públicas baseadas em dados. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to evaluate the Balance of Transfers Dashboard of the National Health Fund (FNS) as a financial management tool for the Unified Health System (SUS) in Brazil, as well as to demonstrate how this information can be applied in the formulation of public health policies. The research uses a mixed methodological approach, combining a literature review and quantitative analysis of data from 2022 to identify patterns and trends in transfers. This study seeks to fill a gap in the scientific literature regarding the application of the Balance of Transfers Dashboard for the financial management of the SUS, contributing to strengthening social control, increasing transparency in the administration of public resources, and improving public health policies in the country. Improving the financial management of the SUS and developing more effective public health policies through data transparency and efficiency in public management are essential for enhancing Brazil's health system. Thus, the research seeks to provide support for improving the quality of health services offered to the Brazilian population. This dissertation aims to contribute to the scientific literature by providing a consistent and relevant basis for public managers, researchers, and society in general for the analysis and decision-making in the formulation of data-driven public policies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dashboards (Sistemas de informação gerencial) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Título: dc.title | Painel de Informação fundo a fundo do Fundo Nacional de Saúde (FNS): avaliação da transparência e da gestão financeira do Sistema Único de Saúde no ano de 2022. | - |
Título: dc.title | Fund-to-fund information panel of the National Health Fund (FNS): assessment of transparency and financial management of the Unified Health System in 2022. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: