
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bento-Soares, Daniela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbieri, Isabela Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:26:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:26:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258816 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258816 | - |
| Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso problematiza a Ginástica para Todos (GPT) como uma prática inclusiva e o seu potencial acolhimento às pessoas da comunidade LGBTQIAP+. Teve como objetivo geral discutir a percepção das pessoas da comunidade sobre a GPT, a partir de suas vivências individuais e como objetivos específicos: discutir se há sentimento de pertencimento das pessoas da comunidade LGBTQIAP+ nessa prática ginástica; e conhecer as experiências de pessoas da comunidade com a GPT. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e a pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi feito o contato com ginastas LGBTQIAP+ brasileiros/as/es na prática da GPT, a partir de convites à manifestação realizados pelas redes sociais e por endereço eletrônico. Após o levantamento inicial, os/as/es ginastas da comunidade LGBTQIAP+ foram convidados/as/es a participar da segunda etapa, de acordo com os seguintes critérios de inclusão: se autodeclarar como uma pessoa pertencente a comunidade LGBTQIAP+ e integrar um grupo de GPT por pelo menos seis meses. Na segunda etapa, foi realizado um grupo focal como ferramenta para a construção dos dados, permitindo o diálogo e o compartilhamento de vivências entre os/a/es participantes, intermediado pelas pesquisadoras. A análise dos dados foi realizada através de um olhar do paradigma indiciário, de forma interpretativa, e com triangulação dos dados construídos e do referencial teórico. | - |
| Descrição: dc.description | This Undergraduate final work problematizes Gymnastics for All (GfA) as an inclusive practice and its potential to welcome individuals from the LGBTQIAP+ community. The general objective was to discuss the perceptions of community members regarding GfA, based on their individual experiences. The specific objectives were to examine whether there is a sense of belonging among LGBTQIAP+ individuals in this gymnastic practice and to understand their experiences with GfA. The study was conducted using a qualitative approach, with field research carried out in two phases. In the first phase, contact was made with Brazilian LGBTQIAP+ gymnasts participating in GfA through invitations shared via social media and e-mail. Following this initial outreach, LGBTQIAP+ gymnasts were invited to participate in the second phase based on the following inclusion criteria: self-identifying as part of the LGBTQIAP+ community and having been part of a GfA group for at least six months. In the second phase, a focus group was conducted as a tool for data collection, facilitating dialogue and the sharing of experiences among participants, mediated by the researchers. Data analysis was performed through an interpretative lens of the evidential paradigm, employing triangulation of the collected data and the theoretical framework. | - |
| Descrição: dc.description | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) | - |
| Descrição: dc.description | PIBIC: 10853 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ginástica para todos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunidade LGBTQIAP+ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gymnastics for all | - |
| Palavras-chave: dc.subject | LGBTQIAP+ community | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
| Título: dc.title | Ginástica Para Todos e os corpos da comunidade LGBTQIAP+: o pertencimento do corpo LGBTQIAP+ em uma prática corporal inclusiva | - |
| Título: dc.title | Gymnastics For All and the bodies of the LGBTQIAP+ community: the belonging of LGBTQIAP+ bodies in an inclusive body practice | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: