Controle dos corpos femininos pelo direito e pelo cinema

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaschoal, Thaís Amoroso-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPaschoal, Rafaela Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:39:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:39:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258810-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258810-
Descrição: dc.descriptionO controle dos corpos das mulheres ocorre por meio de estruturas entranhadas na sociedade, dentre elas, o Direito e o Cinema. O Direito e o Cinema atuam como meios de propagação cultural, refletindo os valores, os anseios, os desejos das sociedades. O Direito, apesar do intuito, não é imparcial, sendo carregado de moralidade. O Cinema, por sua vez, é um forte meio de disseminação de ideologias, devido a sua acessibilidade audiovisual. Da mesma forma, o Cinema não é imparcial, transmitindo a visão de mundo de um determinado indivíduo. Os corpos femininos foram, e ainda são, controlados por meio de diversas instituições, dentre elas, Direito e Cinema, que se articulam por meio de discursos e imagens para perpetuar uma ideia de “mulher”. A mulher branca é pressionada para ser esposa e mãe, para cuidar do ambiente do lar. Ela deve reprimir sua sexualidade e ter um determinado padrão de comportamento. A mulher negra sofre com uma pressão ainda pior, visto que mesmo quando se tornam mães, não são reconhecidas. A mulher negra também deve conter sua sexualidade, ou será vista como “desviante”. Dessa forma, considerando os elementos trazidos, optou-se por uma análise acerca de como o Direito e o Cinema controlam os corpos das mulheres, impedindo que elas ocupassem espaços. A partir de diversos mecanismos, essas instituições perpetuam a imagem da mãe branca como “Virgem Maria”, da mãe negra como “mammy/matriarca” e das mulheres brancas e negras que não possuem medo de sua sexualidade como “Eva” e “Jezebel”. Para este propósito, foi utilizada a leitura científica interdisciplinar a respeito do tema, bem como filmes e livros.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectDireito-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectControle-
Palavras-chave: dc.subjectCorpos femininos-
Título: dc.titleControle dos corpos femininos pelo direito e pelo cinema-
Título: dc.titleControl over women's bodies through law and through cinema-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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