A produção científica sobre o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote na educação física escolar: uma revisão literária

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorImpolcetto, Fernanda Moreto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorParente, Thomás Augusto-
Autor(es): dc.creatorBichara, Pedro de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:08:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:08:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258769-
Descrição: dc.descriptionO ensino dos esportes de rede/parede na Educação Física Escolar representa uma área de interesse crescente, especialmente com a necessidade de diversificação das práticas esportivas oferecidas aos alunos. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar a produção científica sobre as abordagens utilizadas no ensino dos esportes de rede/parede na Educação Física Escolar (EFE) em periódicos nacionais entre os anos de 2018 e 2023. Para examinar a produção científica relacionada ao ensino dos esportes com rede/quadra dividida ou parede de rebote na educação física escolar, será adotado o método de pesquisa qualitativa com caráter de uma revisão de literatura. A pesquisa foi organizada em duas etapas principais, sendo: a) busca pela produção científica relacionada ao tema nas bases de dados; b) e a análise dos trabalhos selecionados a partir dos objetivos, métodos, participantes e principais resultados. Os critérios de inclusão adotados consideraram apenas artigos publicados em periódicos nacionais, nas línguas português, inglês ou espanhol, e que possuíssem envolvimento direto com o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote no contexto educacional. Como resultados, através dos estudos analisados, percebeu-se a ocorrência da divisão dos estudos em dois grupos: aqueles que avaliaram de forma prática o ensino dos esportes de rede e parede, e aqueles que desenvolveram materiais didáticos voltados para o ensino dessas modalidades. Observou-se também um direcionamento para as abordagens baseadas no jogo, meios inovadores para o ensino dessas modalidades, que se diferem do modelo tradicional, pois possibilitam a compreensão sobre a modalidade. No entanto, destaca-se a necessidade de mais estudos sobre o tema para ampliar as contribuições ao ensino dessas modalidades na Educação Física Escolar.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of net/wall sports in School Physical Education classes represents an area of growing interest, especially with the need to diversify the sports practices offered to students. This aimed to analyze the scientific production about teaching methods for net/wall sports in school physical education in Brazilian scientic sources between 2018 and 2023. To examine the scientific production related to the teaching of net/wall sports in School Physical Education, a qualitative was adopted, with the character of a literary review. The research was organized in two main stages: a) search for scientific production related to the topic in the databases; b) analysis of the selected works from aim, method, participants and main results. The inclusion criteria considered only articles published in national journals, in Portuguese, English or Spanish, and that had direct involvement with the teaching of net/divided court or rebounding wall sports in the educational context. As a result, through the studies analyzed, it was possible to notice that the studies were divided into two groups: those that practically evaluated the teaching of net and wall sports, and those that developed teaching materials also aimed at teaching these modalities. There was also a large number of findings that directed game-based approaches, innovative approaches to teach these modalities, which are different compared to traditional methods, as they allow for a greater understanding of these sports. However, it is worth highlighting the need for more studies on the subject to expand the contributions to the teaching of these modalities in School Physical Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes de rede-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagens de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEsportes de parede-
Palavras-chave: dc.subjectNet sports-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching approaches-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Palavras-chave: dc.subjectWall sports-
Título: dc.titleA produção científica sobre o ensino dos esportes de rede/quadra dividida ou parede de rebote na educação física escolar: uma revisão literária-
Título: dc.titleScientific production on teaching net/wall sports in school physical education: a literary review-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.