Uso de inteligência artificial em RPGs de texto

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Douglas-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorEburneo, Diego Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorFonseca, Bernardo Betete da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:27:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:27:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258732-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258732-
Descrição: dc.descriptionDentre os nichos do já estabelecido mercado de jogos, um dos mais interessantes se trata dos jogos baseados em texto, devido principalmente a sua importância histórica, contribuindo para as experiências ludo narrativas que gêneros como os RPGs (Role Playing Games) viriam a aperfeiçoar no futuro. Também tem-se outros méritos, como a sua facilidade de desenvolvimento e liberdade criativa dado seu ambiente baseado puramente em texto, o que pode proporcionar a entrada de desenvolvedores independentes no mercado, e até mesmo impulsionar áreas de estudo importantes como é o caso da Inteligência Artificial. Dessa forma, este trabalho visa empregar o uso de técnicas de IA para gerar eventos num RPG baseado em texto, assim como a geração procedural para a criação de mapas em ASCII.-
Descrição: dc.descriptionAmong the niches of the already established gaming market, one of the most interesting is that of text-based games, mainly due to their historical importance, contributing to the ludonarrative experiences that genres like Role Playing Games would later perfect. There’s also merits such as their ease of development and creative freedom given their purely text-based environment, which can provide entry for independent developers into the market, and even drive important areas of study such as Artificial Intelligence. Therefore, this work aims to employ the use of AI techniques to generate events in a text-based RPG, as well as procedural generation for creating ASCII maps.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectIA (Inteligência artificial)-
Palavras-chave: dc.subjectRPG-
Palavras-chave: dc.subjectJogos eletrônicos-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectProcedural generation-
Palavras-chave: dc.subjectLarge language models-
Título: dc.titleUso de inteligência artificial em RPGs de texto-
Título: dc.titleUse of artificial intelligence in text-based RPGs-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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