A imagem de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de COVID-19: uma questão de ethos discursivo

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Autor(es): dc.contributorBrunelli, Anna Flora-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Émerson Henrique da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:24:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:24:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258714-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258714-
Descrição: dc.descriptionCom base na Análise do Discurso de linha francesa (AD), nosso objetivo é analisar o ethos do discurso do ex-presidente da república Jair Messias Bolsonaro (2019-2022), durante a pandemia de COVID-19, procurando identificar como esse ethos contribuiu para disseminar certos estereótipos sobre o modo de ser e de agir de Jair Messias Bolsonaro (doravante, Bolsonaro) em relação ao enfrentamento da pandemia de COVID-19. Desse modo, objetiva-se contribuir com os estudos discursivos que versam sobre o período de pandemia de COVID-19 e, de modo mais específico, com aqueles que investigam a adesão ao discurso de Bolsonaro. Para isso, empregam-se especialmente os postulados desenvolvidos por Maingueneau sobre ethos discursivo (Maingueneau, 2008b; 2020b) e sobre cenas de enunciação (Maingueneau, 2020a; 2020b), por Paveau sobre a análise do discurso digital (Paveau 2022) e por Amossy (2021) sobre legitimação no discurso político e, na qualidade de teoria da Linguística, mais especificamente uma vertente do Funcionalismo Holandês, os postulados desenvolvidos pela Gramática Discursivo-Funcional sobre evidencialidade (Hengeveld e Hattnher, 2015; Hengeveld e Fisher, 2018) e sobre modalidades (Hengeveld, 2004). O corpus é composto por falas públicas: (i) 10 pronunciamentos oficiais, transmitidos em cadeia nacional de rádio e televisão entre março de 2020 e dezembro de 2021 e (ii) 3.183 tuítes publicados pelo perfil @jairbolsonaro entre março de 2020 e junho de 2021. Os resultados revelam que o discurso de Bolsonaro é marcado por um discurso “negocionista”: mais que negar a pandemia, por ir contra as recomendações de médicos e cientistas, Bolsonaro preza pela continuidade da economia, do negócio “acima de tudo”, pois, para esse discurso, proteger a economia é proteger vidas.-
Descrição: dc.descriptionBased on French Discourse Analysis (DA), our objective is to analyze the ethos of the discourse of former President Jair Messias Bolsonaro (2019-2022) during the COVID-19 pandemic, seeking to identify how this ethos contributed to disseminating certain stereotypes about the way of being and acting of Jair Messias Bolsonaro (hereinafter, Bolsonaro) in relation to the confrontation of the COVID-19 pandemic. In this way, we aim to contribute to discursive studies that deal with the period of the COVID-19 pandemic and, more specifically, to those that investigate adherence to Bolsonaro's discourse. To this end, the postulates developed by Maingueneau on discursive ethos (Maingueneau, 2008b; 2020b) and on scenes of enunciation (Maingueneau, 2020a; 2020b), by Paveau on the analysis of digital discourse (Paveau 2022) and by Amossy (2021) on legitimation in political discourse are used in particular, and, as a theory of Linguistics, more specifically a strand of Dutch Functionalism, the postulates developed by Discursive-Functional Grammar on evidentiality (Hengeveld and Hattnher, 2015; Hengeveld and Fisher, 2018) and on modalities (Hengeveld, 2004). The corpus is composed of public speeches: (i) 10 official statements, broadcast on national radio and television between March 2020 and December 2021 and (ii) 3,183 tweets published by the profile @jairbolsonaro between March 2020 and June 2021. The results reveal that Bolsonaro's speech is marked by a “negocionista” discourse: more than denying the pandemic, by going against the recommendations of doctors and scientists, Bolsonaro values the continuity of the economy, of business “above all”, because, for this discourse, protecting the economy is protecting lives.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887.686491/2022-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectJair Bolsonaro-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de COVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19 pandemic-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistics-
Título: dc.titleA imagem de Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de COVID-19: uma questão de ethos discursivo-
Título: dc.titleBolsonaro's image in facing the pandemic of COVID-19: a question of discursive ethos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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