Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pezzato, João Pedro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Payão, Estevam de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:38:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:38:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258712 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258712 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo principal desse estudo foi analisar a produção acadêmica do campo da Geografia escolar com foco no currículo e no estudo a respeito de Livros Didáticos. As fontes de pesquisa selecionadas para a metodologia de tipo “estado da arte” foram o Google Acadêmico, SciELO e Periódico CAPES. Em um primeiro momento foram encontrados mais de 16 mil resultados relacionados aos temas, sendo 18.912 apenas no Periódico CAPES entre 2020 e 2023. Para tornar a pesquisa mais precisa, foram combinadas as três palavras-chave, resultando na seleção de 24 artigos, dos quais 16 estavam acessíveis para análise integral. A pesquisa buscou mapear, descrever e discutir a produção acadêmica nas áreas de Geografia e Educação, considerando as condições e características de artigos acadêmicos. Como técnica de análise, utilizouse a análise de conteúdo estruturada em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, com inferência e interpretação. Os artigos analisados foram agrupados em quatro categorias: i) Práticas de ensino; ii) Temáticas em geografia; iii) Grupos invisibilizados; e iv) Currículos e livros didáticos. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzed the academic production in the field of school Geography, focusing on the curriculum and the study of textbooks. The research sources selected for the "state of the art" methodology were Google Scholar, SciELO, and CAPES Journals. In the first stage, more than 16,000 results related to the themes were found, with 18,912 from CAPES Journals alone between 2020 and 2023. To make the research more precise, the three keywords were combined, resulting in the selection of 24 articles, 16 of which were fully accessible for comprehensive analysis. The research aims to map, describe, and discuss academic production in the areas of Geography and Education, considering the conditions and characteristics of academic articles. Content analysis was used as the analytical technique, structured in three stages: pre-analysis, material exploration, and results processing, with inference and interpretation. The analyzed articles were grouped into four categories: i) Teaching practices; ii) Geography themes; iii) Invisible groups; and iv) Curricula and textbooks. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado da arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Textbooks | - |
Palavras-chave: dc.subject | State of the art | - |
Título: dc.title | A produção acadêmica da geografia escolar: um estado da arte no campo do currículo e do livro didático | - |
Título: dc.title | The academic production of school geography: a state of the art in the field of curriculum and textbooks | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: