Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moralles, Vagner Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Joseane Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:56:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:56:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258686 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258686 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho aborda a importância do uso e desenvolvimento dos filtros e protetores solares, destacando os riscos associados à exposição aos raios ultravioleta. O objetivo foi elaborar materiais de divulgação científica para conscientizar o público em geral sobre os benefícios do uso adequado dos protetores solares e os riscos associados à exposição desprotegida à radiação ultravioleta. Ademais, se propõe que os materiais possam ser utilizados com estratégias didáticas. A metodologia inclui uma revisão narrativa sobre divulgação científica e uma investigação detalhada sobre filtros e protetores solares e o conhecimento químico associado. A pesquisa caracteriza e diferencia os filtros solares inorgânicos e orgânicos. Além disso, discute a importância da divulgação científica na educação, especialmente na promoção do conhecimento científico acessível ao público geral. A iniciativa se alinha ao movimento ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, buscando integrar aspectos tecnológicos, sociais e ambientais ao ensino de ciências. Os materiais desenvolvidos têm a potencialidade de promover a conscientização sobre a importância do desenvolvimento e uso de protetores solares, apresentando uma estrutura que busca ser acessível ao público em geral. Como produto do trabalho se apresenta dos materiais escritos para divulgação científica, um folheto sanfonado e um cartaz de conscientização. | - |
Descrição: dc.description | This work addresses the importance of the use and development of sunscreens and sunblocks, highlighting the risks associated with exposure to ultraviolet rays. The aim was to create scientific outreach materials to raise awareness among the general public about the benefits of proper sunscreen use and the risks of unprotected exposure to ultraviolet radiation. Furthermore, it is proposed that these materials can be used as educational strategies. The methodology includes a narrative review on scientific outreach and a detailed investigation into sunscreens and sunblocks, as well as the associated chemical knowledge. The research characterizes and distinguishes between inorganic and organic sunscreens. In addition, it discusses the importance of scientific outreach in education, particularly in promoting scientific knowledge accessible to the general public. The initiative aligns with the Science, Technology, Society, and Environment movement, seeking to integrate technological, social, and environmental aspects into science education. The developed materials have the potential to promote awareness of the importance of developing and using sunscreens, presenting a structure designed to be accessible to the general public. As a product of this work, two scientific outreach materials are presented: an accordion-fold brochure and an awareness poster. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filtro solar (Cosméticos) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação ultravioleta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação na ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exposição à radiação | - |
Título: dc.title | Protetor solar: por que devo usar? A divulgação científica como promotora do conhecimento químico sobre os protetores solares e sua importância para saúde humana | - |
Título: dc.title | Sunscreen: why should I use it? Scientific dissemination as a promoter of chemical knowledge about sunscreens and their importance for human health | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: