O acesso das mulheres operárias ao ensino de artes : uma análise através da história de minhas avós: uma análise através da história de minhas avós

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBredariolli, Rita Luciana Berti-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorPinto, Levi Fernando Lopes Vieira-
Autor(es): dc.creatorDias, Andressa Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:22:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:22:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258681-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa trata-se de uma análise do acesso de mulheres operárias ao ensino de artes, compreendidas através de entrevistas com as minhas avós, Ana e Edite. Para tal, as entrevistas seguiram o modelo semi-estruturado, inspiradas pelo modelo seguido no livro “Memórias e Sociedade: Lembranças de velho” de Ecléa Bosi, no qual as histórias de vida dos entrevistados se cruzam para o entendimento do funcionamento da sociedade da época (início do século XX). No caso deste trabalho de conclusão, compreende-se os anos 1950 com o ensino primário da época; passando pela formação de professores da escola normal até a criação da primeira graduação em Educação Artística; o Mobral dos anos 1970 inserido no contexto repressor da ditadura militar e o ensino primário dos anos 2000 e 2010, como fonte de comparação. O acesso ao ensino de artes ou a falta dele, configura um outro tipo de vivência artística, que está relacionado a arte como expressão de cultura.-
Descrição: dc.descriptionThis research is an analysis of the access of female workers to arts education, through interviews with the author's grandmothers For this purpose, the interviews followed a semi-structured model, inspired by the model used in the book Memórias e Sociedade: Lembranças de velho by Ecléa Bosi, in which the life stories of the interviewees intersect for an understanding of the functioning of society at the time (early 20th century). In the case of this thesis, it encompasses the 1950s with primary education of the time; the training of normal school teachers up to the creation of the first undergraduate degree in Art Education; the Mobral program of the 1970s within the repressive context of the military dictatorship; and primary education in the 2000s and 2010s, as a source of comparison Access to arts education or the lack thereof constitutes another type of artistic experience, related to art as an expression of culture.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte- Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação feminina-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalhadores da indústria-
Título: dc.titleO acesso das mulheres operárias ao ensino de artes : uma análise através da história de minhas avós: uma análise através da história de minhas avós-
Título: dc.titleThe access of working women to arts education: an analysis through the history of my grandmothers.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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