
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bredariolli, Rita Luciana Berti | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Andressa Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258681 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258681 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa trata-se de uma análise do acesso de mulheres operárias ao ensino de artes, compreendidas através de entrevistas com as minhas avós, Ana e Edite. Para tal, as entrevistas seguiram o modelo semi-estruturado, inspiradas pelo modelo seguido no livro “Memórias e Sociedade: Lembranças de velho” de Ecléa Bosi, no qual as histórias de vida dos entrevistados se cruzam para o entendimento do funcionamento da sociedade da época (início do século XX). No caso deste trabalho de conclusão, compreende-se os anos 1950 com o ensino primário da época; passando pela formação de professores da escola normal até a criação da primeira graduação em Educação Artística; o Mobral dos anos 1970 inserido no contexto repressor da ditadura militar e o ensino primário dos anos 2000 e 2010, como fonte de comparação. O acesso ao ensino de artes ou a falta dele, configura um outro tipo de vivência artística, que está relacionado a arte como expressão de cultura. | - |
| Descrição: dc.description | This research is an analysis of the access of female workers to arts education, through interviews with the author's grandmothers For this purpose, the interviews followed a semi-structured model, inspired by the model used in the book Memórias e Sociedade: Lembranças de velho by Ecléa Bosi, in which the life stories of the interviewees intersect for an understanding of the functioning of society at the time (early 20th century). In the case of this thesis, it encompasses the 1950s with primary education of the time; the training of normal school teachers up to the creation of the first undergraduate degree in Art Education; the Mobral program of the 1970s within the repressive context of the military dictatorship; and primary education in the 2000s and 2010s, as a source of comparison Access to arts education or the lack thereof constitutes another type of artistic experience, related to art as an expression of culture. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte- Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação feminina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalhadores da indústria | - |
| Título: dc.title | O acesso das mulheres operárias ao ensino de artes : uma análise através da história de minhas avós: uma análise através da história de minhas avós | - |
| Título: dc.title | The access of working women to arts education: an analysis through the history of my grandmothers. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: