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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Moralles, Vagner Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Letice, Bruno Henrique da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:41:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:41:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258665 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/0001809247277454 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258665 | - |
Descrição: dc.description | As ligações químicas podem ocorrer por meio de transferência de elétrons, na ligação iônica; compartilhamento de elétrons, formando moléculas, na ligação covalente; fluxo livre de elétrons em uma estrutura formada por átomos metálicos, na ligação metálica; e por meio de reações ácido-base de Lewis, na ligação coordenada. Entretanto, na maioria dos compostos, as ligações não são puramente de um único tipo, mas uma mistura de dois tipos ou mais, podendo ser representadas por meio de um contínuo que representa o fator de contribuição de cada tipo de ligação para a formação do composto. O conteúdo sobre ligações químicas está presente no currículo escolar e universitário, sendo um dos primeiros temas a serem tratados na Química. O problema é que se trabalhado de forma inadequada, pode gerar uma gama de concepções alternativas, entendidas como um conhecimentos que divergem do conhecimento científico vigente. Para romper com essas concepções, pode-se utilizar, por exemplo, estratégias didáticas ativas, que podem contribuir para uma construção mais orgânica do conhecimento. Dentre as várias classes de estratégias didáticas, o jogo é definido como uma atividade livre, consciente, que visa prazer (ou desprazer), possuindo limitação de espaço e tempo e regras implícitas e explícitas. O jogo educativo deve equilibrar a função lúdica e a função educativa, possuir valor experimental, valor de estruturação, valor de relação e valor lúdico. Pode ser caracterizado em níveis de interação entre o jogo e o jogador (I, II, III e IV); tipos (Agôn, Alea, Mimicry e Ilinx); e, de acordo com Piaget, como jogo de exercício, jogo simbólico e jogo de regras. A proposta dessa pesquisa foi adaptar o modelo de Unidade Didática Multiestratégica para desenvolver um jogo abordando os conceitos de ligações químicas para o ensino médio e ensino superior, fundamentado nas premissas do jogo Perguntados®. O jogo proposto pode ser utilizado em sala de aula com os estudantes, dividindo-os em quatro grupos, que jogam um dado visando responder questões sobre o conteúdo, para assim progredir ou regredir em um tabuleiro em busca de coroas, representada por uma molécula de S8. Ao obter quatro S8, o grupo de jogadores vence o jogo. Entende-se que o jogo proposto, Ligados, possui o potencial de abordar os conceitos de ligações químicas e suas concepções alternativas de forma ativa e inovadora. | - |
Descrição: dc.description | The chemical bonding may occur by electron transfer, in ionic bond; electron sharing, forming molecules, in covalent bond; free electron flow in a metallic structure, in metallic bond; and by reactions between acids and bases of Lewis, in coordinate bond. However, in most compounds, the bonding does not occur purely on one type, but in a mix of two types or more, which may be represented by a continuum that represents the contribution of each type of bonding to form the compound. The chemical bonding content is in scholar and academic curriculum, being one of the first themes at Chemistry. The problem is, if taught inadequately, may generate various misconceptions, understood as the knowledge that diverges from current scientific knowledge. To minimize these misconceptions, it is possible to work with active instructional strategies, in a more organic way to build scientific knowledge. From the many classes of instructional strategies, a game is defined as a free activity, conscious, that aims for pleasure (or displeasure), with time and space limited and implicit or explicit rules. An educational game must balance the playful and the educative function, must have experimental value, structure value, relation value and playful value. It may be classified in levels of interaction between the players and the game (I, II, III and IV); types (Agôn, Alea, Mimicry and Ilinx); and, according to Piaget, as exercise game, symbolic game and rules game. The proposition of this research was to adapt the Multistrategic Didactic Unit model to develop a game addressing the concepts of chemical bonding for high school and higher education, based on the premises of the game Trivia Crack©. The game may be used in the classroom with students, dividing them in four groups, each one which plays the dice in order to answer questions about the content, being able to go back and forward on a board seeking crowns, represented by the molecule of S8. Obtaining four S8, the group of players win the game. It is understood that the proposed game, Ligados, may address the content of chemical bonding, as its misconceptions in an active and innovative form. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material Didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Educativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ligações Químicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Educacional | - |
Título: dc.title | Ligados: uma proposta de jogo educativo sobre ligações químicas | - |
Título: dc.title | Ligados: an educational game about chemical bonding | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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