
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castagna, Paulo Augusto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pena, Eder Wilker Borges | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima, Leonardo Oliveira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:53:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:53:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258628 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258628 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo revisar a bibliografia relacionada à música na Semana de Arte Moderna, apresentando os títulos produzidos ao longo dos cem anos subsequentes ao evento e investigando como diferentes abordagens surgiram entre os diversos autores. Para a revisão bibliográfica, foram pesquisados títulos em revistas acadêmicas e repositórios online de universidades brasileiras. Os títulos encontrados foram organizados e listados cronologicamente, e, dentre eles, selecionamos seis que se destacam por apresentar abordagens e métodos de análise distintos sobre o evento. As obras analisadas incluem: O Coro dos Contrários: a música na Semana de 22, de J. M. Wisnik; Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira, de Bruno Kiefer; O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo no Brasil antes da Semana, de Manoel A. Corrêa do Lago; Villa-Lobos: um antimodernista na Semana de 22, de Eduardo Seincman; O que se ouviu e o que não se ouviu na Semana de 22, de Lívio Tragtenberg; e A Semana de 22 e o elemento nacional-modernista sobre a música no Brasil, de Flávio Barbeitas. Esses textos representam diferentes perspectivas sobre a produção musical de 1922, cada um oferecendo uma análise de diferentes elementos que foram incorporados ao debate ao longo das décadas. Por fim, comparamos essas análises, destacando as similaridades, diferenças e tendências dentro do âmbito historiográfico que envolveram o modernismo musical brasileiro em diálogo com a Semana de 1922. | - |
| Descrição: dc.description | The present research aimed to review the bibliography related to music at the Modern Art Week, presenting the titles produced over the hundred years following the event and investigating how different approaches emerged among the different authors. For the bibliographic review, titles were searched in academic journals and online repositories of Brazilian universities. The titles found were organized and listed chronologically, and, among them, we selected six that stand out for presenting different approaches and analysis methods about the event. The works analyzed include: O Coro dos Contrários: a música na Semana de 22, by J. M. Wisnik; Villa-Lobos e o modernismo na música brasileira, by Bruno Kiefer;O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: modernismo no Brasil antes da Semana, by Manoel A. Corrêa do Lago; Villa-Lobos: um antimodernista na Semana de 2, by Eduardo Seincman; O que se ouviu e o que não se ouviu na Semana de 22, by Lívio Tragtenberg; and A Semana de 22 e o elemento nacional-modernista sobre a música no Brasil, by Flavio Barbeitas. These texts represent different perspectives on the musical production of 1922, each offering a unique analysis of the elements that have been incorporated into the debate over the decades. In the present work, we compare these analyses, highlighting the similarities, differences and trends within the historiographical scope that involve 1922 modernism and music. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modernismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semana de Arte Moderna | - |
| Título: dc.title | A música na Semana de Arte Moderna: uma revisão bibliográfica | - |
| Título: dc.title | Music in Modern Art Week: a bibliographical review | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: