
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Renata Zotin Gomes de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Melo, Thiago de | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares, Matheus Fenti | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:09:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:09:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258601 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258601 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como eixo principal o desenvolvimento de uma nova metodologia para o ensino da análise gráfica de funções quadráticas, destacando como ferramentas digitais podem melhorar a compreensão dos conceitos matemáticos. Através do uso do software PhET (Interactive Simulations), os alunos conseguem visualizar gráficos, manipular parâmetros e observar em tempo real as mudanças nas funções, o que facilita a compreensão de conceitos como raízes, vértice e concavidade. Além disso, o desenvolvimento de habilidades digitais é um benefício adicional, preparando os alunos para o ambiente de trabalho moderno. No discorrer da dissertação, temos o contraste entre como as funções quadráticas são ensinadas no ensino médio e as formas alternativas que foram desenvolvidas. Como produto, tem-se a proposta didática seguindo um tutorial com a expectativa do professor para cada ação realizada pelo aluno. Uma nova forma de ensinar funções quadráticas, utilizando o simulador aliado a conceitos básicos previamente definidos. | - |
| Descrição: dc.description | This work focuses on developing a new methodology for teaching the graphical analysis of quadratic functions, highlighting how digital tools can enhance the understanding of mathematical concepts. Through the use of the PhET (Interactive Simulations) software, students can visualize graphs, manipulate parameters, and observe real-time changes in the functions, which facilitates the comprehension of concepts such as roots, vertice and concavity. Additionally, the development of digital skills is an added benefit, preparing students for the modern workplace. The dissertation contrasts the traditional methods of teaching quadratic functions in high school with the alternative approaches that have been developed. As a result, a didactic proposal is presented, following a tutorial with the teacher’s expectations for each student action. This represents a new way of teaching quadratic functions, using the simulator alongside previously defined basic concepts. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Função quadrática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Parábola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simulador PhET | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quadratic function | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PHET simulator | - |
| Título: dc.title | Gráficos de funções do 2º grau: proposta de abordagem com o auxílio do simulador PhET | - |
| Título: dc.title | Graphs of 2nd degree functions: proposed approach with the help of the PhET simulator | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: