
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bertagna, Regiane Helena | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tebaldi, Evelin Louise Pavan Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Ciscato, Marina de Lucas | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:52:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:52:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258596 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258596 | - |
| Descrição: dc.description | A literatura desempenha um papel fundamental na educação infantil, pois contribui para o desenvolvimento socioemocional das crianças, favorece a estimulação da linguagem, desenvolve habilidades de leitura e promove o gosto por esta prática e expande o conhecimento de mundo enquanto. A partir do reconhecimento da relevância deste tema, a seguinte pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, buscou, para o objetivo principal, investigar a importância da literatura infantil para a formação das crianças pequenas, mais especificamente de 0 a 5 anos, faixa etária que integra a etapa da creche, no que diz respeito ao desenvolvimento socioemocional. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos publicados nos últimos dez anos (2014 a 2024) sobre o tema, localizados na ferramenta de busca Google Acadêmico e no Portal de Periódicos da CAPES. Esse levantamento propiciou a compreensão de diferentes perspectivas a respeito da literatura infantil e o desenvolvimento socioemocional de crianças da educação infantil. Como objetivo secundário, realizamos um capítulo prático, no qual propusemos a indicação de obras literárias e práticas de ensino e de leitura para o tratamento de temáticas socioemocionais. Ao final, nossas conclusões indicam que a literatura infantil pode ser considerada um instrumento importante para ajudar crianças pequenas a identificarem suas emoções em diferentes situações sociais vivenciadas e aprenderem, gradativamente, a lidarem com elas, auxiliando no desenvolvimento da inteligência emocional, por isso a importância da proposição de práticas de ensino que abordem essa problemática. | - |
| Descrição: dc.description | Literature plays a fundamental role in early childhood education, as it contributes to children's socio-emotional development, encourages language stimulation, develops reading skills and promotes a taste for this practice and expands their knowledge of the world. Recognizing the relevance of this topic, the following qualitative and exploratory research aimed to investigate the importance of children's literature for the education of young children, specifically from 0 to 5 years old, an age group that is part of the nursery stage, with regard to socio-emotional development. To this end, a bibliographic survey was carried out of articles published in the last ten years (2014 to 2024) on the subject, located in the Google Scholar search tool and in the CAPES Periodicals Portal. This survey provided an understanding of different perspectives on children's literature and the socio-emotional development of children in early childhood education. As a secondary objective, we carried out a practical chapter, in which we proposed the indication of literary works and teaching and reading practices for the treatment of socio-emotional themes. In conclusion, our findings indicate that children's literature can be considered an important tool to help young children identify their emotions in different social situations and gradually learn to deal with them, helping to develop emotional intelligence, which is why it is important to propose teaching practices that address this issue. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento socioemocional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early childhood education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Socio-emotional development | - |
| Título: dc.title | A importância da literatura no desenvolvimento socioemocional de crianças da educação infantil | - |
| Título: dc.title | The importance of literature in the socio-emotional development of children in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: