Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Eugenio Maria de França | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lacerda, Eduardo Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:29:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:29:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258577 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258577 | - |
Descrição: dc.description | Neste estudo discutimos a utilização de impressoras 3D como instrumento para produção de ferramentas didáticas no ensino de Física. São apresentadas caracterizações dos equipamentos (impressoras 3D) e seus insumos, bem como softwares para elaboração de projetos de pequenos equipamentos didáticos de baixo custo. Apresentamos algumas possibilidades didáticas para a Educação Básica, com o uso exploratório de uma balança romana em uma turma do Ensino Fundamental e de uma rampa para estudo do atrito em atividade de uma turma do Ensino Médio destacando seu potencial para transformar conceitos abstratos em experiências concretas e interativas. Resultados bastante coerentes de medidas dos ângulos no aparato para medição do atrito obtidos pelos estudantes sugerem possibilidades consistentes da utilização didática dos aparatos construídos na impressão 3D. Observações da aplicação nas atividades do ensino fundamental indicam o potencial didático para atividades qualitativas mesmo com estudantes do início da escolarização. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de cunho qualitativo, documental e exploratório. | - |
Descrição: dc.description | This study discusses the use of 3D printers as tools for producing didactic resources in Physics education. It presents characterizations of the equipment (3D printers) and their materials, as well as software for designing low-cost, small educational tools. We explore some didactic possibilities to Basic Education, using a Roman balance scale in an elementary school class and a ramp for friction studies in a high school activity, highlighting their potential to transform abstract concepts into concrete, interactive experiences. Consistent results from students’ measurements of angles on the friction apparatus suggest viable educational uses for 3D-printed tools. Observations of elementary school activities indicate the didactic potential for qualitative exercises even for early school-age students. This study is characterized as qualitative, documentary, and exploratory research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentação para o ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Materiais didáticos experimentais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Impressão 3D | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrumentation for physics teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimental teaching materials | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3D printing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanics | - |
Título: dc.title | Instrumentos para o ensino de física: uma perspectiva a partir da impressão 3D | - |
Título: dc.title | Physics teaching tools: perpective of 3D printing | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: