
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Malheiros, Ana Paula dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Letícia Pinto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:33:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:33:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258540 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258540 | - |
| Descrição: dc.description | A Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, com alterações de carga horária e a implementação de Itinerários Formativos. Diante deste novo cenário educacional esta pesquisa, pautada no paradigma qualitativo e de natureza bibliográfica, tem como objetivo identificar e compreender o que tem sido produzido e divulgado acerca dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio na comunidade de Educação, desenvolvendo uma análise e reflexão sobre as possibilidades e limitações dos Itinerários Formativos no Novo Ensino Médio na formação crítica dos estudantes. As plataformas utilizadas para a realização da pesquisa foram Scielo e Portal Periódico CAPES e os termos pesquisados foram: “Novo Ensino Médio” e “Itinerários Formativos”. Como referencial teórico, a pesquisa se baseia nas obras de Paulo Freire, principalmente nos conceitos de educação, educador e escola. A pesquisa conta com discussões e análises sobre a liberdade de escolha, flexibilização curricular, mercado de trabalho e desigualdade social. Assim, inferimos que aquilo proposto por Freire como educação de qualidade não se vincula com a realidade nas escolas de Ensino Médio afetadas pela reforma, em especial pelos Itinerários Formativos. | - |
| Descrição: dc.description | Law 13.415/2017, which amended the Law of Guidelines and Bases of National Education, established a change in the structure of the High School, with changes in the academic workload and the implementation of Formative Itineraries. In face of this new educational scenario, this research, based on a qualitative paradigm and bibliographic review, aims to identify and understand what has been produced and disseminated about the Formative Itineraries in the New High School within the Education community, developing an analysis and reflection on the possibilities and limitations of the Formative Itineraries in the New High School in the critical formation of students. The platforms used to carry out the research were Scielo and Portal Periódico CAPES and the terms searched were: “New Secondary Education” and “Formative Itineraries”. As a theoretical framework, the research is based on the works of Paulo Freire, mainly on the concepts of education, educator, and school. The research includes discussions and analyses on freedom of choice, curriculum flexibility, the labor market, and social inequality. Thus, we infer that what Freire proposed as quality education does not align with the reality in the High Schools aƯected by the reform, especially by the Formative Itineraries. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Itinerários formativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Novo ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Paulo Freire | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formative itineraries | - |
| Palavras-chave: dc.subject | New high school | - |
| Título: dc.title | Um olhar para a produção acadêmica sobre os itinerários formativos no Novo Ensino Médio | - |
| Título: dc.title | A look at academic production on formative itineraries in the New High School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: