
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Gabriel Pereira Gouveia da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Paião, Vinicius Moraes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:55:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:55:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258526 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258526 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho analisa os desafios e oportunidades da transição energética na aviação, com foco na implementação de combustíveis sustentáveis de aviação (SAFs) e tecnologias emergentes como a propulsão a hidrogênio e híbrida-elétrica, e estende a análise no contexto brasileiro. Para isso, foi realizado o estudo bibliométrico de publicações científicas sobre o tema, identificando a tendência de crescimento das pesquisas e os países e instituições de destaque, bem como os financiadores que impulsionam a inovação no setor e as áreas de estudo mais envolvidas. Para tal estudo foram utilizadas as bases de dados Scopus e Research Rabbit, resultando em um panorama do crescente interesse global pela descarbonização da aviação. Os resultados mostram que os SAFs, devido à possibilidade de uso imediato nas aeronaves e infraestrutura atuais, são a alternativa mais viável no curto prazo, embora seu custo elevado e a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura representem barreiras a ser transpostas. A análise reforça que o Brasil, com seu potencial agrícola, possui uma vantagem estratégica na produção de SAFs, o que pode favorecer a autossuficiência e posicionar o país como exportador desse combustível. A conclusão aponta para a importância de políticas de incentivo, precificação de carbono e investimentos em infraestrutura para viabilizar a produção de SAFs em escala, além da necessidade de continuar o desenvolvimento de tecnologias de longo prazo, como a propulsão a hidrogênio e híbrida-elétrica, para alcançar uma aviação neutra em carbono até 2050. | - |
| Descrição: dc.description | This study analyzes the challenges and opportunities in aviation’s energy transition, focusing on the implementation of sustainable aviation fuels (SAFs) and emerging technologies like hydrogen and hybrid-electric propulsion, with emphasis on the brazilian context. The bibliometric analysis of scientific publications was made, identifying growth trends in research, notable countries and institutions, key funding sources driving sector innovation, and the main research areas involved. This study utilized the Scopus and Research Rabbit databases, providing an overview of the growing global interest in aviation decarbonization. Findings show that SAFs, given their potential for immediate use with current aircraft and infrastructure, represent the most feasible short-term alternative, though their high cost and the need for substantial infrastructure investments pose significant barriers. The analysis reinforces Brazil’s strategic advantage in SAF production due to its agricultural potential, positioning the country for self-sufficiency and as a potential exporter of this fuel. The conclusion highlights the importance of incentive policies, carbon pricing, and infrastructure investments to enable large-scale SAF production, alongside the ongoing development of long-term technologies, such as hydrogen and hybrid-electric propulsion, to achieve carbon-neutral aviation by 2050. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aviação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências ambientais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
| Título: dc.title | Desafios e oportunidades na implementação da transição energética na aviação | - |
| Título: dc.title | Challenges and opportunities in the implementation of energy transition in aviation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: