Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bernardo, Cristiane Hengler Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Scienza, Roberto Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Melo, Luana Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho Júnior, Omar Fernando de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:45:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:45:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258496 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-9614-9365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258496 | - |
Descrição: dc.description | O excesso de alimentos ultraprocessados (AUP) na dieta de adolescentes e sua relação com a obesidade tornou-se um problema de saúde pública. Nesse sentido a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) torna-se estratégica no sentido de levar os estudantes à práticas voluntárias e autônomas que visem hábitos alimentares mais saudáveis. Frente a esse contexto, a escola tem sido vista como um espaço importante para estimular hábitos de alimentação saudável. É nesse cenário que se insere o Componente Curricular “Aspectos Socioculturais da Alimentação”, pertencente ao Itinerário Formativo – “A Cultura do solo: do campo à cidade”, proposto pelo novo currículo do Ensino Médio e sua relação com a EAN. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a relação do educando com a natureza impacta no seu processo de aprendizagem do componente curricular Aspectos Socioculturais da Alimentação e promove mudanças em seus hábitos alimentares. Para tanto, realiza-se uma pesquisa documental, com a análise do Componente curricular, e uma pesquisa de campo, com coleta de dados junto a docentes e discentes utilizando questionário semiestruturado e uma observação sistemática dos discentes. | - |
Descrição: dc.description | The excess of ultra-processed foods (UPF) in the diet of adolescents and its relationship with obesity has become a public health issue. In this sense, Nutrition Education (NE) becomes strategic in leading students towards voluntary and autonomous practices aimed at healthier eating habits. In this context, schools have been seen as important spaces to encourage healthy eating habits. It is in this scenario that the Curricular Component "Sociocultural Aspects of Food" fits into the Formative Itinerary - "Soil Culture: from countryside to city" proposed by the new High School curriculum and its relationship with NE. In this context, this research aims to analyze how the student's relationship with nature impacts their learning process of the curricular component Sociocultural Aspects of Food and promotes changes in their eating habits. To do so, documentary research is carried out, analyzing the Curricular Component, and field research, collecting data from teachers and students using a semi-structured questionnaire and a systematic observation of students. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nutrição Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança Alimentar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | - |
Título: dc.title | Itinerário formativo "a cultura do solo: do campo à cidade": os impactos trazidos pela relação entre estudantes do ensino médio e a natureza na aprendizagem do conteúdo "aspectos socioculturais da alimentação" | - |
Título: dc.title | Formative itinerary "the culture of the soil: from countryside to city": the impacts brought by the relationship between high school students and nature in the learning of the content "sociocultural aspects of food" | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: