Itinerário formativo "a cultura do solo: do campo à cidade": os impactos trazidos pela relação entre estudantes do ensino médio e a natureza na aprendizagem do conteúdo "aspectos socioculturais da alimentação"

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBernardo, Cristiane Hengler Corrêa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorScienza, Roberto Corrêa-
Autor(es): dc.contributorMelo, Luana Fernandes-
Autor(es): dc.creatorCarvalho Júnior, Omar Fernando de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:45:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:45:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-06-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258496-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://orcid.org/0000-0002-9614-9365-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258496-
Descrição: dc.descriptionO excesso de alimentos ultraprocessados (AUP) na dieta de adolescentes e sua relação com a obesidade tornou-se um problema de saúde pública. Nesse sentido a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) torna-se estratégica no sentido de levar os estudantes à práticas voluntárias e autônomas que visem hábitos alimentares mais saudáveis. Frente a esse contexto, a escola tem sido vista como um espaço importante para estimular hábitos de alimentação saudável. É nesse cenário que se insere o Componente Curricular “Aspectos Socioculturais da Alimentação”, pertencente ao Itinerário Formativo – “A Cultura do solo: do campo à cidade”, proposto pelo novo currículo do Ensino Médio e sua relação com a EAN. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar como a relação do educando com a natureza impacta no seu processo de aprendizagem do componente curricular Aspectos Socioculturais da Alimentação e promove mudanças em seus hábitos alimentares. Para tanto, realiza-se uma pesquisa documental, com a análise do Componente curricular, e uma pesquisa de campo, com coleta de dados junto a docentes e discentes utilizando questionário semiestruturado e uma observação sistemática dos discentes.-
Descrição: dc.descriptionThe excess of ultra-processed foods (UPF) in the diet of adolescents and its relationship with obesity has become a public health issue. In this sense, Nutrition Education (NE) becomes strategic in leading students towards voluntary and autonomous practices aimed at healthier eating habits. In this context, schools have been seen as important spaces to encourage healthy eating habits. It is in this scenario that the Curricular Component "Sociocultural Aspects of Food" fits into the Formative Itinerary - "Soil Culture: from countryside to city" proposed by the new High School curriculum and its relationship with NE. In this context, this research aims to analyze how the student's relationship with nature impacts their learning process of the curricular component Sociocultural Aspects of Food and promotes changes in their eating habits. To do so, documentary research is carried out, analyzing the Curricular Component, and field research, collecting data from teachers and students using a semi-structured questionnaire and a systematic observation of students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Palavras-chave: dc.subjectNutrição Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança Alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Título: dc.titleItinerário formativo "a cultura do solo: do campo à cidade": os impactos trazidos pela relação entre estudantes do ensino médio e a natureza na aprendizagem do conteúdo "aspectos socioculturais da alimentação"-
Título: dc.titleFormative itinerary "the culture of the soil: from countryside to city": the impacts brought by the relationship between high school students and nature in the learning of the content "sociocultural aspects of food"-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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