Estratégias pedagógicas para o ensino da ginástica aeróbica esportiva na educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBento-Soares, Daniela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorBortoletto, Leonardo Rebelato-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Williane Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:41:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:41:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258491-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258491-
Descrição: dc.descriptionA Ginástica Aeróbica Esportiva (GAE) é a disciplina ginástica que avalia a habilidade de executar movimentos contínuos e vigorosos, derivados dos exercícios aeróbicos tradicionais, ao som de uma melodia. A GAE pode ser adequada à realidade escolar, pois não há necessidade do uso de materiais ou espaços físicos, favorece trabalho em grupo, é de baixo custo, envolve utilização de música (o que pode ser cativante para aulas) e promove a saúde dos/as alunos/as. Com base no exposto, este trabalho constitui-se como um ensaio acadêmico, cujo objetivo geral é propor estratégias pedagógicas para o ensino dos conteúdos técnico, socioeducativo e histórico-cultural a partir da GAE na escola. Como objetivos específicos, temos: discutir o ensino da GAE em aulas de Educação Física do Ensino Fundamental e construir planos de aulas sobre o ensino da GAE nas aulas de Educação Física escolar. Para tanto, o desenvolvimento do estudo teve duas fases: a) revisão da literatura a respeito da GAE e seus processos pedagógicos; e b) proposição de planos de aulas para ensino da GAE na Educação Física escolar. Na primeira etapa, foram consultados dez documentos obtidos em buscas nas bases de dados Google Acadêmico, com a utilização de combinações das palavras-chave “Ginástica”, “Ginástica Aeróbica Esportiva”, “Educação Física escolar” e “Escola”. Os estudos analisados contribuíram com a pesquisa no que tange a aspectos técnicos, Histórico-culturais e socioeducativos. Na segunda etapa, foram propostos sete planos de aula, com atividades de duração de 50 minutos, classificadas como “fundamentais”, “complementares” e “aprofundamento”. Os resultados da pesquisa demonstram que é possível pensar a tematização da GAE na escola, de forma a contribuir para que os/as alunos/as apropriem-se, ressignifiquem e transformem conhecimentos acerca dessa prática corporal. Contudo, conjectura-se que este material não tenha como objetivo principal instrumentalizar o/a professor/a de Educação Física, mas apresentar ideias disparadoras de reflexões pedagógicas.-
Descrição: dc.descriptionSportive Aerobic Gymnastics (AER) is a gymnastic discipline that assesses the ability to perform continuous and vigorous movements derived from traditional aerobic exercises, set to music. AER can be adapted to the school environment as it does not require the use of materials or physical spaces, encourages teamwork, is low-cost, incorporates music (which can be engaging for classes), and promotes the health of students. Based on this, this work constitutes an academic essay aimed at proposing pedagogical strategies for teaching technical, socio-educational, and historical-cultural content through AER in schools. The specific objectives include discussing the teaching of AER in Physical Education classes at the elementary level and creating lesson plans for teaching AER in school Physical Education. To achieve this, the study developed in two phases: a) a literature review on AER and its pedagogical processes; and b) the proposal of lesson plans for teaching AER in school Physical Education. In the first phase, ten documents were consulted through searches in Google Scholar, using combinations of the keywords “Gymnastics,” “Sportive Aerobic Gymnastics,” “School Physical Education,” and “School.” The analyzed studies contributed to the research concerning technical, historical-cultural, and socio-educational aspects. In the second phase, seven lesson plans were proposed, with activities lasting 50 minutes, categorized as “fundamental,” “complementary,” and “advanced.” The research results demonstrate that it is possible to conceptualize AER in schools in a way that enables students to appropriate, reinterpret, and transform their knowledge about this physical practice. However, it is suggested that this material does not primarily aim to equip Physical Education teachers, but rather to present ideas that stimulate pedagogical reflections.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGinástica aeróbica esportiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental anos finais-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAerobic gymnastics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching strategy-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Título: dc.titleEstratégias pedagógicas para o ensino da ginástica aeróbica esportiva na educação física escolar nos anos finais do ensino fundamental-
Título: dc.titlePedagogical strategies for teaching aerobic gymnastics in school physical education in the final years of elementary school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.