Cinco livros de piano: uma abordagem cognitiva

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMesquita, Marcos José Cruz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza, Paulo Vinicius Barbosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:18:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:18:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258490-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258490-
Descrição: dc.descriptionO ensino de piano traz consigo problemas de uma ordem muito grande. A complexidade do instrumento, o grande número de possibilidades do instrumento, a necessidade de se ler várias notas ao mesmo tempo, e até de se entender um acorde com várias notas em uma lida só. Este trabalho, visa não só trazer uma luz sobre esse tema como orientar dentro de algumas possibilidades sobre quais vantagens e desvantagens se tem ao usar alguns métodos específicos para piano.Inicialmente a ideia era comparar os cinco livros, porém, posteriormente foi notada um problema: os cinco livros tinham ideias diferentes, e o Keyboard musician especificamente era feito para um público diferente dos outros. Entretanto, dada a minha experiência pessoal, eu vi que todos eles são utilizados em sala de aulas particulares, mesmo que pelo fato de não serem feitos para ensinar as mesmas coisas eles acabam sendo completamente diferentes.Portanto a comparação que foi feita aqui passou a ser a comparação entre esse livro e os outros quatro que são utilizados em sala de aula.Chegou-se a conclusão que existem elementos interessantes em cada um dos livros, porém deve-se saber como aplicar e compensar as faltas de cada um a depender do livro utilizado.-
Descrição: dc.descriptionPiano teaching brings with it significant challenges. The complexity of the instrument, the vast number of possibilities it offers, the need to read multiple notes simultaneously, and even the need to understand a chord with several notes at once. This work aims not only to shed light on this topic but also to provide guidance on some possibilities regarding the advantages and disadvantages of using specific piano methods. Initially, the idea was to compare five books, but later a problem was noticed: the five books had different approaches, and the Keyboard Musician, specifically, was designed for a different audience than the others. However, based on my personal experience, I observed that all of them are used in private lessons, even though they are not intended to teach the same things, resulting in significant differences between them. Therefore, the comparison made here became a comparison between this book and the other four used in the classroom. It was concluded that each of the books offers interesting elements, but one must know how to apply and compensate for the shortcomings of each, depending on the book used.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectPiano - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Metodologia-
Título: dc.titleCinco livros de piano: uma abordagem cognitiva-
Título: dc.titleFive piano books: an cognitive approach-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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