Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciene Ferreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Gabriela Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:58:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:58:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258442 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://lattes.cnpq.br/0365865299214309 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0002-7264-5807 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258442 | - |
Descrição: dc.description | Esse E-book é o resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulada “EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem à luz das Teorias Críticas Transformadoras”, na qual a Educação Física foi investigada para o Ensino Fundamental e considera o contexto da educação pública nas últimas três décadas. Trata-se de uma pesquisa crítica na qual a Pedagogia Histórico-Crítica foi estudada como possibilidade para qualificar a educação dos alunos da classe trabalhadora, trazendo o Coletivo de Autores (1992) como sustentação para um novo interesse nas aulas de Educação Física. Então, aqui, se apresenta um Objeto de Ensino que considera a Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2021) e a Abordagem Crítico-Superadora (Coletivo de Autores, 1992) no desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino do Voleibol. Os conteúdos foram abordados com profundidade científica e contextualização histórica. É indicado que antes de fazer uso desse caderno o docente leia a dissertação para compreender todo contexto no qual foi elaborado, e assim assume o compromisso social e político de viabilizar condições concretas e necessárias para a superação da sociedade de classes concretizadas pelo sistema capitalista. | - |
Descrição: dc.description | This E-book is the result of the Professional Master’s dissertation titled “PHYSICAL EDUCATION IN ELEMENTARY SCHOOL: An Approach in Light of Transformative Critical Theories”, which investigates Physical Education for Elementary Education, considering the context of public education over the past three decades. It is a critical research project in which Historical-Critical Pedagogy was studied as a means to enhance the education of working-class students, drawing on the Coletivo de Autores (1992) to support renewed interest in Physical Education classes. Presented here is a Teaching Object that incorporates Historical-Critical Pedagogy (Saviani, 2021) and the Critical-Superador Approach (Coletivo de Autores, 1992) in the development of a didactic sequence for teaching Volleyball. The content is approached with scientific depth and historical contextualization. It is recommended that teachers read the dissertation before using this material to fully understand the context in which it was developed. This ensures a social and political commitment to creating the concrete and necessary conditions to overcome the class-based society perpetuated by the capitalist system. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | Educação Física no Ensino Fundamental: uma abordagem à luz de teorias críticas transformadoras | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Voleibol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Corporal | - |
Título: dc.title | Educação física para superação e transformação social: refletindo a ação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: