
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Dionísio, Gustavo Henrique | - |
| Autor(es): dc.creator | Baracat, Juliana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:59:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:59:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258439 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258439 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste projeto é pesquisar a vida e a obra de Eugénie Sokolnicka, ex-paciente de Freud e discípula de Ferenczi, pioneira da psicanálise na França, cuja atuação didática se expressa em suas comunicações e nas análises que realizou. As hipóteses de trabalho versam, primeiro, sobre a transmissão do ensino da psicanálise a partir de um estilo ferencziano, caracterizado como: um senso gregário e heterodoxo, a problematização das regras e técnicas, uma concepção de cuidado acolhedor e a experimentação clínica; e segundo, sobre o processo de desautorização da autora e consequentemente seu esquecimento, o qual se materializa pela escassez de materiais disponíveis. Tal movimento de desautorização pode ser caracterizado pelo contexto cultural da França da época: misógina, antissemita e contrária a análise leiga, sendo que Sokolnicka encarnou em si várias categorias marginalizadas- judia, divorciada, analista leiga. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de uma investigação histórica mais detalhada sobre a autora e o meio francês do qual participava, a ser realizada com métodos complementares, a saber: o método indiciário, o método sobredeterminante e a análise conceitual. Como instrumento de análise serão utilizadas as dimensões vertical e horizontal do objeto fenômeno, a primeira relacionada a temporalidade que marca a transmissão em psicanálise e seus retornos e a segunda relacionada ao espaço, que engloba o contexto em si e as relações transferenciais. Espera-se, desta maneira, inserir esta pesquisa às contribuições mais recentes a história da psicanálise, especialmente no que diz respeito à herança ferencziana, a qual engloba pesquisas sobre o fazer de suas pacientes e discípulas. | - |
| Descrição: dc.description | This historical study aimed to produce a biographical essay on Eugénie Sokolnicka, disciple of Ferenczi and pioneer of psychoanalysis in France, whose didactic performance is expressed in her communications and the analyzes she carried out. Due to the absence of primary sources, complementary methods were used: the indicative method, the overdetermining method and conceptual analysis. As an analysis instrument, the vertical-temporal and horizontal-spatial dimensions of the phenomenon object were used, which encompasses the context itself and the transference relationships. The results were organized into two moments: firstly, Sokolnicka's life story is revisited, characterizing the cultural context of France at the time. Afterwards, the transmission of the teaching of psychoanalysis is discussed from a Ferenczian style condensed in Sokolnicka, which is characterized as: a gregarious and heterodox sense, the problematization of rules and techniques, a conception of welcoming care and clinical experimentation. | - |
| Descrição: dc.description | 4678 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transmissão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
| Título: dc.title | De Ferenczi para Sokolnicka: um caso de herança fantasmática em Psicanálise | - |
| Título: dc.title | From Ferenczi to Sokolnicka: a case of fantasmathical heritage in Psychoanalisys | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: