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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lemos, Cassiane de Santana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Spin, Mayara | - |
| Autor(es): dc.creator | Sarzi, Gabriela Crespan | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:55:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:55:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258412 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258412 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: A jornada cirúrgica é complexa, composta por orientações e experiências novas ao paciente, além da suscetibilidade a um estresse significativo relacionado ao seu processo saúde-doença. Neste contexto, a promoção de literacia em saúde, por meio de materiais educativos, surge como uma ferramenta fundamental para oferecer informações necessárias aos pacientes sobre seu quadro de saúde-doença, capacitando os indivíduos a tomar decisões conscientes sobre seu cuidado. Objetivo: Avaliar o impacto do uso de materiais educativos durante o perioperatório de pacientes adultos. Metodologia: Revisão sistemática de literatura, em consonância às diretrizes de revisões sistemáticas de efetividade do Joanna Briggs Institute (JBI) e Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta‐Analyses (PRISMA). Para a extração dos dados foram utilizados os descritores obtidos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical subject Headings (MESH), nas bases de dados/portais: Biblioteca Virtual em saúde (BVS); Scielo; Scopus; Web of Science; Cinahl; Embase e PubMed/Medline. Após a aplicação dos critérios de inclusão, 29 artigos compuseram esta revisão. A análise da qualidade metodológica dos estudos foi realizada por meio do instrumento padronizado de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute para o tipo de estudo relacionado. O protocolo foi registrado no PROSPERO (número de registro: CRD42023428251). Resultados: Dentre os 29 artigos, 23 (79.3%) apresentaram um efeito estatisticamente significativo nas intervenções educativas empregadas, como aumento do nível de conhecimento cirúrgico e pós cirúrgico dos pacientes, melhora da ansiedade e da qualidade de vida no pós-operatório. Quanto ao tipo de intervenção educativa, destacaram-se o uso de sessões educativas, que incluíram recursos verbais e impressos (10; 34.5%), uso de materiais multimídias (8;27.6%) e, nos estudos mais recentes, intervenções tecnológicas, como materiais 3D (3;10.3%) ou Realidade Virtual (1;3.5%). Na análise do rigor metodológico, não houve exclusão de artigo para a síntese final. Conclusão: A revisão sistemática demonstrou que a utilização de materiais educativos teve um impacto positivo na experiência cirúrgica dos pacientes, principalmente relacionado a desfechos como: qualidade de vida, ansiedade, compreensão sobre o procedimento cirúrgico e cuidados no pós-operatório. Contudo, as fragilidades observadas na mensuração dos desfechos podem impactar no avanço de evidências para melhorias da prática assistencial. | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2023/05624-4. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/restrictedAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação do impacto na saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Materiais educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Procedimentos cirúrgicos operatórios | - |
| Título: dc.title | Efetividade do uso de materiais educativos para pacientes cirúrgicos: revisão sistemática. | - |
| Título: dc.title | Effectiveness of using educational materials for surgical patients: systematic review. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
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