Efetividade do uso de materiais educativos para pacientes cirúrgicos: revisão sistemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLemos, Cassiane de Santana-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorSpin, Mayara-
Autor(es): dc.creatorSarzi, Gabriela Crespan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:55:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:55:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258412-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258412-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A jornada cirúrgica é complexa, composta por orientações e experiências novas ao paciente, além da suscetibilidade a um estresse significativo relacionado ao seu processo saúde-doença. Neste contexto, a promoção de literacia em saúde, por meio de materiais educativos, surge como uma ferramenta fundamental para oferecer informações necessárias aos pacientes sobre seu quadro de saúde-doença, capacitando os indivíduos a tomar decisões conscientes sobre seu cuidado. Objetivo: Avaliar o impacto do uso de materiais educativos durante o perioperatório de pacientes adultos. Metodologia: Revisão sistemática de literatura, em consonância às diretrizes de revisões sistemáticas de efetividade do Joanna Briggs Institute (JBI) e Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta‐Analyses (PRISMA). Para a extração dos dados foram utilizados os descritores obtidos dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical subject Headings (MESH), nas bases de dados/portais: Biblioteca Virtual em saúde (BVS); Scielo; Scopus; Web of Science; Cinahl; Embase e PubMed/Medline. Após a aplicação dos critérios de inclusão, 29 artigos compuseram esta revisão. A análise da qualidade metodológica dos estudos foi realizada por meio do instrumento padronizado de avaliação crítica do Joanna Briggs Institute para o tipo de estudo relacionado. O protocolo foi registrado no PROSPERO (número de registro: CRD42023428251). Resultados: Dentre os 29 artigos, 23 (79.3%) apresentaram um efeito estatisticamente significativo nas intervenções educativas empregadas, como aumento do nível de conhecimento cirúrgico e pós cirúrgico dos pacientes, melhora da ansiedade e da qualidade de vida no pós-operatório. Quanto ao tipo de intervenção educativa, destacaram-se o uso de sessões educativas, que incluíram recursos verbais e impressos (10; 34.5%), uso de materiais multimídias (8;27.6%) e, nos estudos mais recentes, intervenções tecnológicas, como materiais 3D (3;10.3%) ou Realidade Virtual (1;3.5%). Na análise do rigor metodológico, não houve exclusão de artigo para a síntese final. Conclusão: A revisão sistemática demonstrou que a utilização de materiais educativos teve um impacto positivo na experiência cirúrgica dos pacientes, principalmente relacionado a desfechos como: qualidade de vida, ansiedade, compreensão sobre o procedimento cirúrgico e cuidados no pós-operatório. Contudo, as fragilidades observadas na mensuração dos desfechos podem impactar no avanço de evidências para melhorias da prática assistencial.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2023/05624-4.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/restrictedAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação do impacto na saúde-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais educativos-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectProcedimentos cirúrgicos operatórios-
Título: dc.titleEfetividade do uso de materiais educativos para pacientes cirúrgicos: revisão sistemática.-
Título: dc.titleEffectiveness of using educational materials for surgical patients: systematic review.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.