Educação Física no Ensino Fundamental: uma abordagem à luz de teorias críticas transformadoras

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciene Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRocha, Gabriela Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:49:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:49:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258397-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258397-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, com foco na Cultura Corporal. O estudo busca investigar as condições objetivas estabelecidas pelas políticas públicas educacionais, com ênfase nas aulas de Educação Física da rede municipal de Lençóis Paulista. Os objetivos específicos incluem a utilização da Pedagogia Histórico-Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora como fundamentos teóricos e pedagógicos, além de estimular o pensamento crítico-filosófico dos alunos, visando à compreensão contextualizada da cultura corporal. O estudo adota o Materialismo Histórico-Dialético como método de análise para compreender a realidade sociopolítica, e examina os impactos das políticas neoliberais no esvaziamento do conhecimento escolar, realizada através de pesquisa documental e pesquisa de campo. Propõe-se, ainda, a construção e aplicação de um objeto de ensino que promova o desenvolvimento do conhecimento científico, filosófico e artístico, com vistas à transformação dos estudantes por meio da educação. Esse objeto de ensino, na forma de um e-book, intitula-se "Educação Física para a Superação e Transformação Social: refletindo a ação". A pesquisa também evidencia a necessidade de avançar nas discussões dentro do contexto escolar, aprofundandose nas bases teóricas da Pedagogia Histórico-Crítica. Isso se torna essencial para a produção de um conhecimento que, sem perder de vista a totalidade, seja capaz de promover transformações significativas. Dessa forma, almeja-se contribuir para um ensino que fomente uma práxis reflexiva e crítica, possibilitando a construção de um modelo alternativo de sociedade.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to analyze Physical Education teaching in the final years of Elementary Education, with a focus on Bodily Culture. The study seeks to investigate the objective conditions established by public educational policies, emphasizing Physical Education classes within the municipal education network of Lençóis Paulista. The specific objectives include utilizing Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Superador Approach as theoretical and pedagogical foundations, as well as encouraging students' critical-philosophical thinking to achieve a contextualized understanding of bodily culture. The study adopts Historical-Dialectical Materialism as the analytical method to understand the sociopolitical reality and examines the impacts of neoliberal policies on the diminishing value of school knowledge, employing both documentary and field research. Additionally, it proposes the creation and implementation of a teaching object that promotes the development of scientific, philosophical, and artistic knowledge, aiming to transform students through education. This teaching object, in the form of an e-book, is titled "Physical Education for Overcoming and Social Transformation: Reflecting on Action." The research also highlights the need to advance discussions within the school context, deepening the theoretical foundations of Historical-Critical Pedagogy. This is essential for producing knowledge that, without losing sight of the whole, can foster meaningful transformations. In this way, the study seeks to contribute to an educational approach that promotes reflective and critical praxis, enabling the construction of an alternative societal model.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias críticas-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia histórico-crítica-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem crítico-superadora-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary education-
Palavras-chave: dc.subjectCritical theories-
Título: dc.titleEducação Física no Ensino Fundamental: uma abordagem à luz de teorias críticas transformadoras-
Título: dc.titlePhysical Education in Elementary Education: an approach through the lens of transformative critical theories-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.