
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Malheiros, Ana Paula dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Freitas, Maria Júlia Ferreira de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:30:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:30:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258391 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258391 | - |
| Descrição: dc.description | A Modelagem Matemática, no contexto escolar, pode ser vista como uma estratégia facilitadora que pode contribuir para a produção do conhecimento matemático de uma forma contextualizada. Nesse sentido, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo compreender as estratégias adotadas por professores para trabalhar com a Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, a partir dos artigos publicados em periódicos da área de educação, disponíveis na plataforma Scielo e Portal de Periódico CAPES. Como resultado da pesquisa, foi possível identificar e compreender as estratégias como o uso de temas presentes no cotidiano, interdisciplinaridade, diálogo de fácil entendimento, dentre outras, que são utilizadas pelos professores nas aulas de Matemática quando a Modelagem se faz presente, de forma a contribuir com os estudos da área. | - |
| Descrição: dc.description | Mathematical Modeling, within the school context, can be seen as a facilitating strategy that contributes to the production of mathematical knowledge in a contextualized manner. In this sense, the objective of this Undergraduate Thesis is to understand the strategies adopted by teachers to work with Mathematical Modeling in the early years of Elementary Education. To achieve this, a qualitative bibliographic research was conducted, based on articles published in educational journals available on the Scielo and CAPES Periodicals platforms. As a result of the research, it was possible to identify and understand strategies such as the use of everyday themes, interdisciplinarity, and language that is easy to understand, among others, which are employed by teachers in Mathmatics classes when Modeling is present, thus contributing to the studies in the field. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Anos iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early years | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Elementary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Título: dc.title | O desenvolvimento com a modelagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Título: dc.title | The development with mathematical modeling in the early years of Elementary School | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: