Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no contexto da educação socioambiental e combate da insegurança alimentar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCruz, Luciana Aparecida Nogueira da-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMorais, Peterson de Jesus-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:41:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:41:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258385-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258385-
Descrição: dc.descriptionAs plantas alimentícias não convencionais - PANC são plantas que não são comumente consumidas pela população. Elas apresentam muitas características benéficas para a saúde humana e para o meio ambiente, por exemplo, possuem elevado potencial nutricional e medicinal e são plantas pioneiras eficazes para a restauração de áreas degradadas. Pensando nisso, o presente estudo teve como objetivo geral fazer uso das PANC como ferramenta para educação socioambiental e para o aumento do repertório alimentar do público alvo. E os objetivos específicos foram: a) desenvolver atividades educativas socioambientais com as crianças; b) Levantamento dados sociodemográficos da população de estudo; c) levantamento de PANC na Universidade; d) confecção de livro de receitas com PANC; e) divulgação científica por meio de minicursos e rede social. A pesquisa foi realizada com crianças entre 6 e 10 anos de idade que frequentam uma Organização da Sociedade Civil - (OSC). Os resultados foram descritos, a partir dos relatórios produzidos durante os encontros de um projeto de extensão de Educação socioambiental. Foi possível observar que as PANC atuaram como ferramenta na educação socioambiental e aumento do repertório alimentar dos indivíduos. Também foi possível observar que por meio dos encontros e práticas desenvolvidas, as crianças construíram conhecimentos sobre os temas socioambientais e o uso das PANC. A educação socioambiental realizada nas redes sociais e com as crianças repercutiu positivamente nas suas famílias e na comunidade. Com o levantamento das PANC do IBILCE, registrou-se uma alta diversidade de plantas potenciais na alimentação da população universitária e externa. Para que se compreenda melhor o impacto das PANC na educação socioambiental e combate da insegurança alimentar serão necessários mais estudos acerca do tema.-
Descrição: dc.descriptionUnconventional food plants (UFPs) are plants that are not commonly consumed by the population. They have many beneficial characteristics for human health and the environment, for example, they have high nutritional and medicinal potential and are effective pioneer plants for restoring degraded areas. With this in mind, the general aim of this study was to use PANC as a tool for socio-environmental education and to increase the target audience's food repertoire. The specific objectives were: a) to develop socio-environmental educational activities with the children; b) to survey the socio-demographic data of the study population; c) to survey UFPs at the University; d) to produce a recipe book with UFPs; e) to disseminate science through mini-courses and social networking. The research was carried out with children aged between 6 and 10 who attend a civil society organization (CSO). The results were described based on the reports produced during the meetings of a socio-environmental education extension project. It was possible to observe that the UFPs acted as a tool for socio-environmental education and increased the individuals' food repertoire. It was also possible to observe that through the meetings and practices developed, the children built up knowledge about socio-environmental issues and the use of UFPs. The socio-environmental education carried out on social media and with the children has had a positive impact on their families and the community. The survey of IBILCE UFPs revealed a high diversity of potential plants for feeding the university and external population. In order to better understand the impact of UFPs on socio-environmental education and the fight against food insecurity, further studies are needed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectVulnerabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial vulnerability-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectApplied botany-
Título: dc.titlePlantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no contexto da educação socioambiental e combate da insegurança alimentar-
Título: dc.titleNon-Conventional Food Plants (NCFP) in the context of socio-environmental education and combating food insecurity-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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