Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Luzenira Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Letícia Farina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:32:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:32:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258381 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258381 | - |
Descrição: dc.description | O constante crescimento na quantidade de veículos circulando nas vias urbanas, gerou uma nova demanda por disponibilidade de vagas de estacionamento nas regiões centrais das cidades. Este trabalho desenvolve a análise de viabilidade econômica de um estacionamento particular no centro urbano de São José do Rio Preto, estado de São Paulo. Para tal, foram realizadas pesquisas descritivas a fim de conhecer o mercado local e identificar a demanda e oferta da região. Após a pesquisa de campo, foram elaborados quadros financeiros, projetando a demanda de mercado, o investimento necessário e a receita gerada, que embasaram o desenvolvimento do estudo. Por fim, a análise de viabilidade econômica do projeto baseou-se no fluxo de caixa projetado para o investimento e em indicadores financeiros: Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback Simples, auxiliando no processo de tomada de decisão. Vale ressaltar que os investidores não devem analisar apenas os indicadores financeiros abordados, deve-se realizar também uma análise de sensibilidade de riscos, para verificar como certas variações externas afetam o empreendimento. O projeto se mostrou viável economicamente para o cenário simulado, apresentando um VPL de R$ 611.675,20, TIR de 544% a.a. e Payback simples de 1 ano e 3 meses. | - |
Descrição: dc.description | The constant growth in the number of vehicles circulating on urban roads has generated a new demand for parking spaces in the cities. This work develops the economic viability analysis of a private parking lot in the urban center of São José do Rio Preto, state of São Paulo. Therefore, descriptive research was carried out in order to understand the local department and identify demand and supply in the region. After the field research, financial tables were prepared, projecting market demand, the necessary investment and the revenue generated, which supported the development of this study. Finally, the economic viability analysis of the project was based on the cash flow projected for the investment and financial indicators as: Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR) and Simple Payback, assisting in the decision-making process. It is worth highlighting that investors should not only analyze the financial indicators discussed, they should also consider about sensitivity analysis, which measures the impact of changing na uncertain variable affects an enterprise. The project proved to be economically viable, presenting an NPV of R$ 611,675.20, IRR of 544% p.a. and Simple Payback of 1 year and 3 months. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Viabilidade econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Taxa interna de retorno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fluxo de caixa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Via urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economic viability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capital investments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cash flow | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investments analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Street traffic | - |
Título: dc.title | Análise de viabilidade econômica de um estacionamento particular no centro urbano de São José do Rio Preto - SP | - |
Título: dc.title | Economic feasibility analysis of a private parking lot in the urban center of São José do Rio Preto - SP | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: