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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Sposito, Eliseu Savério | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Bruno Vicente dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:32:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:32:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258364 | - |
Descrição: dc.description | A mobilidade tem um papel fundamental na urbanização brasileira, não apenas no que se refere ao surgimento de novos centros urbanos, mas também para o crescimento das cidades, especialmente a partir da década de 1960 com a passagem para uma configuração territorial predominante urbana. No período atual, a circulação de pessoas, mercadorias e informações vem se tornando cada vez mais dinâmica com o surgimento e adesão das novas tecnologias pela sociedade. A mobilidade mantém-se como um elemento essencial à vida urbana, pois os citadinos necessitam se deslocar para tarefas como trabalho, consumo, lazer ou saúde, entre outros. Como foi determinado na Constituição Federal (1988), a contratação de empresas para o transporte coletivo urbano deve ser uma iniciativa das prefeituras municipais para viabilizar os deslocamentos dos citadinos; todavia, muitas vezes os horários, itinerários e equipamentos dispostos pelas empresas concessionárias não são capazes de garantir a facilidade e a eficiência nos deslocamentos. Isso abriu caminho para o surgimento das empresas que atuam através das plataformas de intermediação de serviços, como a Uber e o iFood. Nossa pesquisa apresenta uma comparação entre os deslocamentos que são realizados a partir do transporte coletivo urbanos e dos aplicativos de transporte Uber e 99, que operam desde 2018 na cidade de Presidente Prudente, e como a cidade foi se transformando em relação a esses meios de locomoção. Por meio da realização de percursos sistemáticos, aplicações de enquetes e entrevistas, analisamos os deslocamentos para evidenciar as manutenções e as mudanças que marcam a produção do espaço urbano, com foco sobre as relações entre o centro e a periferia. | - |
Descrição: dc.description | Mobility plays a fundamental role in Brazilian urbanization, not only in the emergence of new urban centers but also in the growth of cities, especially since the 1960s with new territorial configurations that have come to dominate urban areas. In the current period, the circulation of people, goods, and information has become increasingly dynamic with the emergence and adoption of new technologies by society. Mobility remains an essential element of urban life, as city dwellers need to travel for tasks such as work, consumption, leisure, or health, among others. As determined in the Federal Constitution (1988), the hiring of companies for urban public transportation must be an initiative of municipal governments to enable the movement of city dwellers; however, often the schedules, routes, and equipment provided by concessionaire companies are not able to guarantee ease and efficiency in travel. This has paved the way for the emergence of companies operating through service intermediation platforms, such as Uber and iFood. Our research presents a comparison between journeys made using urban public transportation and transport apps like Uber and 99, which have been operating since 2018 in the city of Presidente Prudente, and how the city has been transformed in relation to these modes of transportation. Through the implementation of systematic routes, surveys, and interviews, we analyze journeys to highlight the continuities and changes that characterize the production of urban space, with a focus on the relationships between the center and the periphery. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2021/15080-6 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mobilidade urbana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centralidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte coletivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transporte por aplicativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Presidente Prudente/SP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Urban mobility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centrality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public transportation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ride-hailing apps | - |
Título: dc.title | Mobilidade e centralidade em Presidente Prudente: análises a partir dos deslocamentos no transporte coletivo e por aplicativos | - |
Título: dc.title | Mobility and centrality in Presidente Prudente: analyses of public transit and transport apps | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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