
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Palma Filho, João Cardoso | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Luz, Juliana Ferreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258334 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258334 | - |
| Descrição: dc.description | Visitas escolares a museus e instituições de arte podem oferecer uma oportunidade valiosa para enriquecer a educação em artes dos alunos, mas também apresentam desafios significativos. As escolas e os professores de arte reconhecem a importância das visitas por expandirem o repertório cultural dos estudantes e promoverem experiências sociais e educativas enriquecedoras. No entanto, a implementação efetiva dessas visitas envolve diversos obstáculos e aprendizados para professores e gestores escolares. Para os museus, a mediação cultural é crucial para tornar a visita significativa. Os setores educativos precisam fornecer uma mediação qualificada, combinando conhecimento teórico e empírico para engajar os alunos. Isso requer uma compreensão aprofundada dos temas abordados e uma capacidade de conectar essas informações com a experiência dos visitantes. Para realizar a pesquisa sobre esses desafios e aprendizados, adotou-se uma abordagem qualitativa, analisando os setores educativos de importantes museus da cidade de São Paulo. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores da rede pública do estado para obter relatos sobre suas experiências e percepções em relação às visitas. A interação entre a escola e o museu deve ser contínua e colaborativa para superar esses desafios. A parceria entre instituições educativas e culturais deve ser fortalecida para melhorar a eficácia das visitas, aproveitando o potencial educativo dos museus e assegurando que os alunos se beneficiem ao máximo dessas experiências. | - |
| Descrição: dc.description | School visits to museums and art institutions offer a valuable opportunity to enrich students' arts education, but they also present significant challenges. Schools and art teachers recognize the importance of these visits for expanding students' cultural repertoire and promoting enriching social and educational experiences. However, effectively implementing these visits involves various obstacles and learnings for teachers and school administrators. For museums, cultural mediation is crucial to making the visit meaningful. Educational sectors need to provide qualified mediation, combining theoretical and empirical knowledge to engage students. This requires a deep understanding of the topics covered and the ability to connect this information with the visitors' experiences. To research these challenges and learnings, a qualitative approach was adopted, analyzing the educational sectors of major museums in São Paulo. Additionally, interviews were conducted with public school teachers to gather insights into their experiences and perceptions regarding the visits. The interaction between schools and museums should be continuous and collaborative to overcome these challenges. The partnership between educational and cultural institutions should be strengthened to improve the effectiveness of visits, leveraging the educational potential of museums and ensuring that students benefit as much as possible from these experiences. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Museus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituições e sociedades culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação cultural | - |
| Título: dc.title | Visitas escolares a museus e instituições de arte: desafios e aprendizagens | - |
| Título: dc.title | School visits to museums and art institutions: challenges and learning | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: