Ensaiar a amizade na escola: histórias e conversas sobre os vínculos que o teatro e a literatura cultivam no chão da escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorChristov, Luiza Helena da Silva-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCodognotto, Juliene-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:56:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:56:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258305-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258305-
Descrição: dc.descriptionEste estudo aborda a amizade como ensaio no processo de criação de vínculos entre educadores e estudantes no chão da escola pública. Nesta aproximação, contamos com a arte - especificamente o teatro e a literatura - como caminho para experiências e encontros. Na pesquisa, parto das experiências vividas por mim desde 2017 na escola pública, na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, como Professora de Arte para Ensino Fundamental e Médio e como Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL). Trabalho, então, a partir de rodas de histórias com educadoras e educadores, e buscamos, juntas, colocar em diálogo aquilo que narramos com os pensamentos de autoras e autores dos campos da educação, arte e filosofia. Converso também com estudantes nos encontros semanais da Sala de Leitura e do projeto Academia Estudantil de Letras (AEL), ambos na EMEF Ibrahim Nobre, e escuto deles o que eles chamam de amizade e suas histórias sobre esse tipo de vínculo afetivo na escola. A educação com vistas à autonomia e à formação integral dos estudantes passa pelos vínculos fortes e afetivos entre educadores e estudantes, que por sua vez podem criar espaço fértil para o vínculo entre estudantes e o desejo de aprender. Aqui investigamos como o teatro e a literatura, pelas características próprias destas linguagens artísticas, podem ser chaves dessa abertura de perspectiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectArte na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Palavras-chave: dc.subjectAmizade-
Título: dc.titleEnsaiar a amizade na escola: histórias e conversas sobre os vínculos que o teatro e a literatura cultivam no chão da escola-
Título: dc.titleEnsayar la amistad en la escuela: historias y conversaciones sobre los vínculos que el teatro y la literatura cultivan en el suelo de la escuela-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.