
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rothberg, Danilo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Golia, Francine Ferreira de Nardi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258298 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258298 | - |
| Descrição: dc.description | A cultura é assegurada como direito pela Constituição, e a arte se apresenta como um impor-tante meio para estabelecer trocas, gerar reflexões e estruturar significados, valores, questi-onamentos e diferenças. Quando dialogam com a sustentabilidade ambiental, as criações artísticas trazem à luz uma narrativa crítica, que inclusive pode representar, simbolicamen-te, as ameaças à qualidade ambiental. Esta pesquisa tem o objetivo analisar repercussão mi-diática de exposições culturais que tenham conexões com a sustentabilidade ambiental, em especial a preservação de recursos hídricos. A pesquisa, por meio da metodologia de análise de enquadramento, buscou caracterizar a repercussão de exposições artísticas sobre a temá-tica da água, ambiente e sustentabilidade na cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e O Es-tado de S. Paulo e revista Veja, analisando-as sob categorias específicas: temas dominantes, formas de fruição cultural propostas, representações simbólicas predominantes, consequên-cias enfatizadas, conexões sugeridas, atitudes e comportamentos relacionados, recursos ex-pográficos e curatoriais explorados. Ao identificar como estes aspectos foram midiatizados, a pesquisa contribuiu para a identificação de como as mídias estudadas se construíram como atores sociais à medida que tenderam a favorecer determinados comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente. Além disso, a pesquisa categorizou matérias jornalísticas em três níveis de profundidade e abrangência, que sugerem como o jornalismo cultural pode contribuir para o enriquecimento da compreensão pública sobre sustentabilidade ambiental. | - |
| Descrição: dc.description | Culture is secured as a right by the Constitution, and art is presented as an important means to establish exchanges, generate reflections and structure meanings, values, questions and differences. When dialoguing with environmental sustainability, artistic creations bring to light a critical narrative, which can even represent threats to environmental quality. This research aims to analyze the media impact of cultural exhibitions that have connections with environmental sustainability, especially the preservation of water resources. The research intended, through the methodology of framing analysis, to characterize the repercussion of artistic exhibitions on the theme of water, environment and sustainability in the coverage of the newspapers Folha de S. Paulo and O Estado de S. Paulo and Veja magazine, analyzing it under specific categories: dominant themes, proposed forms of cultural fruition, predomi-nant symbolic representations, emphasized consequences, suggested connections, attitudes and related behaviors, expographic and curatorial resources explored. By identifying how these aspects were mediatized, the research contributed to the identification of how the me-dia studied were constructed as social actors as they tended to favor certain behaviors and attitudes in relation to the environment. Furthermore, the research categorized journalistic articles into three levels of depth and breadth, which suggest how cultural journalism can contribute to enriching public understanding of environmental sustainability. | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
| Descrição: dc.description | FAPESP: 2022/06519-7 | - |
| Descrição: dc.description | Capes: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exposições culturais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sustentabilidade ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enquadramento midiático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultural exhibitions | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental sustainability | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Media framing | - |
| Título: dc.title | Mídia, cultura e sustentabilidade | - |
| Título: dc.title | Media, culture and sustainability | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: