Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Anna Augusto Sampaio de [UNESP} | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Batista, Silvana Gomes Lins | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Anna Augusta Sampaio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:05:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:05:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258268 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258268 | - |
Descrição: dc.description | Este Recurso Educacional é oriundo da linha 3 de pesquisa - Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) realizado na Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Presidente Prudente. O recurso está vinculado a dissertação de mestrado, Percepção de Professores do 6º ano do Ensino Fundamental sobre sua Atuação e Formação em Serviço na Perspectiva Inclusiva | - |
Descrição: dc.description | Este Recurso Educacional é oriundo da linha 3 de pesquisa - Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva, do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) realizado na Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Presidente Prudente. O recurso está vinculado a dissertação de mestrado, Percepção de Professores do 6º ano do Ensino Fundamental sobre sua Atuação e Formação em Serviço na Perspectiva Inclusiva, estudo realizado pela mestranda Silvana Gomes Lins Batista, sob a orientação da Profa. Dra. Anna Augusta Sampaio de Oliveira. Trata-se de um Curso de Formação Continuada para professores do Ensino Fundamental, anos finais, intitulado Saberes e Aprendizagens no Espaço Escolar na Perspectiva Inclusiva. O curso foi organizado a partir da observação das necessidades apresentadas pela análise dos dados da pesquisa realizada para o estudo da referida dissertação. Pretende apresentar desde os fundamentos teóricos e legais da educação inclusiva até exemplos de práticas inclusivas, porporcionando uma visão abrangente sobre a atuação docente na perspectiva inclusiva. Destacamos que esta formação é baseada no conhecimento da importância do professor da sala comum como agente de oportunidade e respeito à diversidade no ambiente educacional, para criar um espaço acolhedor e de aprendizagem para todos os alunos, atuar com práticas pedagógicas inclusivas e ações realizadas em colaboração com os demais profissionais da educação. Tendo em vista o compromisso com a educação inclusiva, esta formação destina-se a professores da sala comum que atuam nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo é desenvolver um curso aberto e acessível. Sendo a formação continuada uma necessidade urgente na área da educação, pretende-se que esta sirva de recurso educativo para outros professores da escola envolvida na pesquisa, bem como para aqueles interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o tema em discussão. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Relação: dc.relation | https://hdl.handle.net/11449/258258 | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Título: dc.title | Saberes e aprendizagens no espaço escolar na perspectiva inclusiva | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: