Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Poltroniere, Sônia Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Thais Hermoso de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:07:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:07:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258166 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258166 | - |
Descrição: dc.description | A Modelagem Matemática apresenta papel fundamental na leitura, representação e resolução de problemas reais, tornando-se uma ferramenta poderosa para alcançar as contextualizações, aplicações e interdisciplinaridades tão almejadas no Ensino de Matemática na Educação Básica. Neste sentido, este trabalho apresenta possibilidades para a abordagem de problemas reais com o auxílio da Modelagem Matemática e de conceitos de Otimização no contexto do Ensino Médio. Inicialmente, problemas clássicos de Otimização Linear e suas formulações matemáticas são apresentados e discutidos, em especial o Problema de Corte de Estoque Unidimensional. Em seguida, são apresentados os resultados de experiências vivenciadas na aplicação de atividades em turmas do Ensino Médio, abordando conteúdos matemáticos previstos pela BNCC através de problemas de Otimização Linear. A resolução gráfica de problemas de duas variáveis foi trabalhada e discutida, com o auxílio do software GeoGebra, bem como a resolução de problemas de maiores dimensões, utilizando a ferramenta Solver do Excel. Ao abordar o Problema de Corte, destacou-se o subproblema de geração de padrões de corte, modelado como um Problema da Mochila. Por fim, a partir das experiências com as aplicações realizadas, propõe-se uma nova atividade, com o objetivo de dar continuidade à abordagem do Problema de Corte de Estoque Unidimensional, vislumbrando novas possibilidades. | - |
Descrição: dc.description | Mathematical modeling plays a fundamental role in reading, representation and real problems solving, becoming a powerful tool to achieve the so desired contextualizations, applications and interdisciplinarities in mathematics teaching of Basic Education. Therefore, this work presents possibilities for the approaching of real problems with the help of mathematical modeling and optimization concepts in the High School context. Initially, classical linear optimization problems and their mathematical formulations are presented and discussed, especially the Unidimensional Cutting Stock Problem. Next, the results of experiences in the application of activities in high school classes are presented, addressing mathematical contents determined by the BNCC through linear optimization problems. The graphical resolution of two-variable problems was worked on and discussed, with the help of the Geogebra software, as well as the resolution of more complex problems, using the Excel Solver tool. In the cutting problem, the subproblem of generating cutting patterns stood out, modeled as a knapsack problem. Finally, based on the experiences with the applications carried out, a new activity is proposed, with the objective of continuing the approach to the Unidimensional Cutting Stock Problem, envisioning new possibilities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otimização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problema de corte de estoque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Optimization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modeling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cutting stock problem | - |
Título: dc.title | Modelagem matemática, otimização linear e o problema de corte unidimensional: abordagens para o ensino médio | - |
Título: dc.title | Mathematical modeling, linear optimization and the unidimensional cutting stock problem: approaches for high school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: