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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | De Bonis, Mauricio Funcia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Schmitt, Bruno Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:13:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:13:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258131 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho abordaremos a importância estrutural da sonoridade na música e destacar seu papel como um componente fundamental na obra "Elegia em Azul" (2012) do compositor Rodrigo Lima, através da transição na concepção da música instrumental contemporânea, onde o som em si se torna central na construção do discurso musical, refletindo mudanças paradigmáticas desde o início do século XX, como apontado por Guigue (2011) e Bonafé (2012). Em "Elegia em Azul", composta para octeto de trombones e dedicada à memória do trombonista Radegundis Feitosa, Lima utiliza uma matriz harmônica baseada na sequência de Fibonacci para criar diferentes nuances de timbre e cor, evidenciando a relação entre os componentes da sonoridade e a evolução das ideias composicionais. As propostas teóricas de Costère (1962) irão ser utilizadas como ferramenta basilar na análise das estruturas harmônicas na forma do conceito de cardinalidade e dos fenômenos de polarização harmônica. Além disso, a relação entre harmonia e textura musical também será explorada, ressaltando seus efeitos na percepção do tempo e do movimento dentro da música. O papel da sonoridade na definição das formas musicais também será considerado, uma vez que diferentes sonoridades sinalizam transições entre seções, reforçando a estrutura geral da composição. Concluiremos que a sonoridade é apresentada como um elemento estrutural essencial que molda a relação entre os diversos componentes de uma composição, guiando o ouvinte. Este estudo enfatiza a necessidade de uma compreensão mais profunda do papel da sonoridade na música, e incentiva uma exploração adicional de seu impacto nas dimensões estruturais e emocionais das obras musicais. | - |
Descrição: dc.description | In this work, we will address the structural importance of sonority in music and highlight its role as a fundamental component in the piece "Elegia em Azul" (2012) by composer Rodrigo Lima, through the transition in the conception of contemporary instrumental music, where sound itself becomes central to the construction of musical discourse, reflecting paradigm shifts since the early 20th century, as noted by Guigue (2011) and Bonafé (2012). In "Elegia em Azul", composed for trombone octet and dedicated to the memory of trombonist Radegundis Feitosa, Lima employs a harmonic matrix based on the Fibonacci sequence to create different nuances of timbre and color, evidencing the relationship between the components of sonority and the evolution of compositional ideas.The theoretical proposals of Costère (1962) will be used as a foundational tool in analyzing the harmonic structures through the concept of cardinality and the phenomena of harmonic polarization. Additionally, the relationship between harmony and musical texture will also be explored, highlighting its effects on the perception of time and movement within the music. The role of sonority in defining musical forms will also be considered, as different sonorities signal transitions between sections, reinforcing the overall structure of the composition.We will conclude that sonority is presented as an essential structural element that shapes the relationship between the various components of a composition, guiding the listener. This study emphasizes the need for a deeper understanding of the role of sonority in music and encourages further exploration of its impact on the structural and emotional dimensions of musical works. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Séc. XXI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trombone | - |
Palavras-chave: dc.subject | Harmonia (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lima, Rodrigo, 1976- | - |
Título: dc.title | A sonoridade como elemento estruturador na obra "Elegia em Azul" de Rodrigo Lima | - |
Título: dc.title | Sonority as a structuring element in "Elegia em Azul" by Rodrigo Lima | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
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