Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luís Antônio Francisco de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Aline Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:24:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:24:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/258112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258112 | - |
Descrição: dc.description | Este projeto de pesquisa de Pós-doutorado parte de inquietações presentes já no Doutorado e, portanto, concretiza-se como uma proposta de continuação da pesquisa de doutoramento. Na pesquisa de doutoramento, foi analisada a política pública de acolhimento à população em situação de rua, em sua dimensão intersetorial entre Assistência Social e Saúde. Desta maneira, diante destas possibilidades empíricas, optou-se por utilizar os conceitos de dispositivo e biopolítica, de Foucault, na análise dos resultados de campo. Todavia, foram identificadas possibilidades analíticas mais próximas à abordagem de Habermas, especialmente no que concerne à reconstrução racional. Isto se deve ao fato de que as políticas públicas são construídas em campos de disputas de significados e interpretações, que se fazem presentes nos processos de elaboração de políticas públicas e de controle e/ou participação social. Desta forma, este projeto se propõe a analisar os discursos das políticas sociais – especialmente da Assistência Social – sob a ótica de conceitos instrumentalizados pelos documentos oficiais, as saber: emancipação social, equidade e justiça social. Tal abordagem leva em consideração a construção de sentido, as diversas interpretações dos variados atores envolvidos e, ainda, as próprias escolhas teóricas e de abordagens presentes no debate sobre políticas públicas dentro das Ciências Sociais, que se constitui como um campo multidisciplinar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | População em situação de rua | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social | - |
Título: dc.title | Emancipação social, equidade e justiça social: elementos discursivos para uma análise de políticas públicas sociais | - |
Título: dc.title | Social emancipation, equity and social justice: discursive elements for an analysis of social public policies | - |
Tipo de arquivo: dc.type | planilha | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: