Análise de um ciclo-rickshaw adaptado

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Autor(es): dc.contributorBazani, Márcio Antônio.-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva Júnior, Elias Morais da.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:42:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:42:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/258037-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/258037-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma análise estrutural de um ciclo-rickshaw adaptado utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF) no software Inventor. O objetivo é avaliar a resistência e segurança do chassi sob diferentes condições de carga, garantindo sua integridade para uso em vias públicas. A metodologia envolveu a modelagem tridimensional do chassi, definição do material (aço AISI 1020), e a simulação das tensões de Von Mises e deslocamentos. Os resultados mostraram que o chassi apresenta um fator de segurança de 15, muito acima do mínimo estabelecido de 1,5, o que garante sua robustez e segurança. O estudo conclui que a estrutura está apta para suportar as cargas previstas, sem necessidade de modificações significativas no design.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents a structural analysis of an adapted cycle rickshaw using the Finite Element Method (FEM) in the Inventor software. The objective is to assess the strength and safety of the chassis under different loading conditions, ensuring its integrity for public road use. The methodology involved the threedimensional modeling of the chassis, material definition (AISI 1020 steel), and simulation of Von Mises stresses and displacements. The results showed that the chassis has a safety factor of 15, far above the minimum required of 1.5, ensuring its robustness and safety. The study concludes that the structure can withstand the predicted loads, with no significant design modifications needed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo-rickshaw-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação-
Palavras-chave: dc.subjectInventor-
Palavras-chave: dc.subjectCycle-rickshaw-
Palavras-chave: dc.subjectSimulation-
Título: dc.titleAnálise de um ciclo-rickshaw adaptado-
Título: dc.titleStatic analysis of an adapted cycle-rickshaw.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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